Apenas 24 horas após notificar a quarta morte por Coronavírus, Governador Valadares (MG) registrou, nesta quinta-feira (23), quatro novos casos da COVID-19. O município agora registra 12 pacientes com a doença. A informação consta no boletim epidemiológico da prefeitura.
Ao todo, em Valadares, dos 878 casos notificados, somente 132 foram testados. E destes pacientes, 109 tiveram os casos descartados. Sete deles são considerados suspeitos.
Nesta quinta, a Secretaria de Educação da cidade divulgou uma Plataforma de Educação Continuada, para estudos online. Nela, os alunos encontram vídeoaulas, materiais didáticos, fórum para tirar dúvidas e um chat de apoio técnico. Para cadastrar, os pais ou responsáveis pelo estudante acessam o site da secretaria, realizam um cadastro com o preenchimento dos dados, acessam a sala virtual e, depois, o estudante terá acesso ao conteúdo didático. O portal já recebeu mais de 6 mil acessos. O município informou que vem buscando alternativas para os estudantes sem acesso a Internet.
Nessa quarta-feira (22), uma idosa de 60 anos, que tinha comorbidades, morreu por conta da doença. O comércio de Valadares está aberto com restrições, desde o último sábado (18). No entanto, horas antes do decreto municipal que permite esta flexibilização, o Ministério Público de Minas Gerais, em nota conjunta com o Ministério Público Federal e o Ministério do Trabalho, enviaram recomendação de que o município não relaxasse as medidas de distanciamento social sem estudos técnicos e científicos quanto aos impactos destas medidas. A Prefeitura de Valadares recebeu 48 horas para se manifestar. Nós procuramos o município pra saber se houve esta manifestação aos MPs, mas ainda não tivemos retorno.
No último dia 20, a Diocese de Governador Valadares retomou as suas atividades, com restrições. As igrejas voltaram a receber os fiéis, seguindo regras estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde e recomendações de demais órgãos da saúde. As atividades foram suspensas em março, por meio de decreto do bispo diocesano Dom Antônio Carlos Félix.
POR Sávio Scarabelli
LEIA MAIS
Jovem de 21 anos é a décima primeira infectada por Coronavírus, em Ipatinga
Ipatinga realiza testes rápidos em pacientes com sintomas da COVID-19, a partir desta quinta (23)