Entre os dias 13 a 19 de maio, a cidade de Tumiritinga, às margens do Rio Doce, se transformará na capital mineira do cinema infantil durante a 3ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Tumiritinga. O projeto surge como uma iniciativa de ressignificação do território, por meio da linguagem sensível, educadora e transformadora do cinema.
O evento, aberto ao público, acontece de 15 a 19 de maio, de quinta a domingo, a partir das 17h, em três telões que serão instalados na Praia do Jaó. Além disso, entre os dias 13 e 16 de maio, de segunda a sexta-feira, haverá sessões especiais destinadas aos alunos da educação fundamental das escolas municipais da região, no Cine Tumiritinga, a primeira sala de cinema em pleno funcionamento, totalmente gratuita, em cidade com menos de 10 mil habitantes do Brasil.
A edição deste ano traz diversas novidades em sua programação, incluindo oficinas, debates, convidados especiais e uma curadoria diferenciada de curtas, médias e longas nacionais, com ênfase em produções de Minas Gerais que se destacam nos grandes festivais do Brasil e do Mundo. O objetivo é proporcionar cultura, educação, cidadania, integração e, acima de tudo, transformar a cidade em um espaço de convivência, encantamento e entretenimento.
“Entendemos que o cinema desempenha um papel fundamental para fortalecer o senso de comunidade, especialmente entre as crianças. Nosso objetivo também é contribuir para a revitalização da cidade pelo cinema e desenvolver uma função de turismo criativo”, ressalta João Michel Ferrabiamo, idealizador e coordenador geral da mostra.
A programação é voltada para toda a família, com um foco especial nas crianças, que terão a oportunidade de assistir a uma filmografia que foge da linguagem padronizada tão comum e explora produções fantásticas e enredos maravilhosos do nosso cinema.
Além das exibições cinematográficas, destaca-se uma apresentação especial no sábado, dia 18 de maio, no espaço Palco Cinemático, onde o público poderá vivenciar uma aventura musical das telas do cinema diretamente para o coração das pessoas. Será uma homenagem às grandes produções da Disney e Pixar, com um show que apresentará as principais trilhas sonoras do cinema infantil mundial, dirigido pelo músico e baterista Rafael Canielo.
Daiany Durães, gestora e curadora da mostra, destaca que o projeto transita por diversas linguagens, como ficção, animação, clipes e séries de TV, entre outras, e que a edição deste ano explora o tema “tradição”, apresentando filmes que buscam inspirar as crianças e jovens espectadores a valorizar nossas histórias, contos e canções. A proposta da curadoria é ampliar o olhar das crianças para a magia das narrativas como um todo.
Tumiritinga: cidade mineira é a primeira do Brasil a receber uma sala de cinema com menos de 10 mil habitantes
Você sabia que Tumiritinga é a primeira do Brasil com uma população de menos de 10 mil habitantes a receber uma sala de cinema com 27 cadeiras acolchoadas, cortinado e sistema de exibição de filmes.
A sala de cinema foi construída na Escola Municipal Professora Alcina Silva de Miranda com 27 cadeiras acolchoadas, cortinado e sistema de exibição de filmes. O espaço fica à disposição da rede municipal de ensino para atividades pedagógicas e também para utilização de toda a comunidade escolar.
Uma informação importante de ressaltar que a cidade de Tumiritinga é a única cidade do Brasil com menos de 10 mil habitantes que possui uma sala de cinema.
De acordo com dados da Agência Nacional do Cinema, 5.109 dos 5.570 municípios do Brasil não têm telões credenciados e quase 90 milhões de brasileiros vivem em cidades sem acesso ao cinema.
A sala também faz parte da programação da mostra e terá exibições de filmes ao longo do evento exclusivo as escolas municipais da região com sua lista de filmes exclusiva.
O projeto “Mostra de Cinema Infantil de Tumiritinga” é executado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da 3ª Edição do Edital Doce da Fundação Renova, e tem parceria com a prefeitura municipal de Tumiritinga. O projeto é correalizado pela Clariô Criativio e Culture-se, e realizado pelo Grupo Cleyde Yaconis, através do programa Casa Cult e do Ministério da Cultura – Governo Federal União e Reconstrução.