Programação de aniversário de Valadares é suspensa devido a enchente

nivergv

Nesta segunda-feira (27), em Governador Valadares (MG), o prefeito André Merlo anunciou a suspensão da programação que comemoraria o aniversário de 82 anos da cidade, celebrado em 30 de janeiro. As atividades canceladas seriam realizadas nos dias 29, 30 e 31 deste mês. Apenas a Corrida Rústica, que deve reunir mil atletas, marcada para dois de fevereiro, segue mantida.

A Defesa Civil informou que a cidade tem 150 desabrigados e mais de 10 mil desalojados. Quatro abrigos foram para receber a população das áreas de risco.

Devido às chuvas, o Rio Doce transbordou, e até o início desta tarde, estava com o nível estabilizado em 3 metros 84 centímetros. O Parque de Exposições da cidade, e o campo do Valadares Esporte Clube, foram alagados.

Dois barcos do Corpo de Bombeiros, estão fazendo a retirada dos moradores que tiveram as casas alagadas. Gestantes, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção tem recebido preferência.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Valadares informou que às fortes correntezas no Rio Doce deslocaram as bombas de captação de água flutuantes, reduzindo a capacidade de fornecimento de água pela metade, nesta segunda-feira.

 

POR Sávio Scarabelli