Valadares recebe R$ 300 mil para proteção de profissionais da Saúde, contra a Covid-19

medico-2

A Prefeitura de Governador Valadares (MG) recebeu R$ 300 mil do Ministério Público do Trabalho para ser investido em ações de proteção dos profissionais da Saúde, que terão prioridade absoluta. A cidade contabiliza 39 casos suspeitos da Covid-19. Sete foram descartados. Não há casos confirmados.

Segundo o termo do Ministério do Trabalho, publicado nessa sexta-feira (20), os profissionais da Saúde pública e de apoio aos serviços de saúde, incluindo os terceirizados, temporários, autônomos ou que prestam outras formas de serviços, devem adotar medidas de proteção coletiva, de caráter administrativo e de organização do trabalho. Além disso, devem ser adquiridos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os profissionais da Saúde. Também devem ser adquiridos álcool a 70% para desinfecção das mãos; gorro; óculos de proteção ou protetor facial; máscaras cirúrgicas, N95, FFP2 ou equivalente; avental e luvas de procedimento.

A Prefeitura disse ainda que os trabalhadores de outros setores da administração Municipal que permanecerem em serviço presencial, mesmo em atividades externas, durante o período de emergência na saúde pública, incluindo terceirizados, temporários, autônomo ou outras formas de prestação de serviço, também devem adotar medidas de proteção coletiva, de caráter administrativo e de organização de trabalho. Estes profissionais também têm direito aos equipamentos e materiais de proteção. Ainda de acordo com o termo do Ministério, deverá ser adquirido material para higienização de mãos para os trabalhadores, com lavatório com dispensador de sabonete líquido, suporte para toalha, papel toalha, lixeira com tampa e abertura sem contato manual, em todos os ambientes onde circulem estes trabalhadores.

Equipamentos para o leito de UTI, como ventilador pulmonar, monitor multi-parâmetro e cama. A aquisição dos materiais e produtos de contratação de serviços para adoção de medidas previstas no termo deverá ser realizada em regime de prioridade e urgência, nos termos do Decreto Municipal que declarou situação de emergência na saúde pública na última quarta-feira (dia 18).

Sistema de Comando em Operação (SCO) em reunião sobre o Covid-19, em Valadares. FOTO: Prefeitura de Valadares/Divulgação

Entenda o caso

Nessa sexta-feira, o prefeito de Valadares, André Merlo (PSDB), decretou o fechamento do comércio na cidade, a partir da próxima segunda-feira (23). A princípio, a medida deve durar até o dia 31 de março, podendo ser prorrogada. No último dia 18, foi decretada a situação de emergência em saúde pública no município.

Os ônibus do transporte coletivo da cidade funcionarão com horário de domingo, a partir desta segunda.

 

SAIBA O QUE ABRE E O QUE FECHA EM VALADARES

 

O SAAE informou que o atendimento ao público nas unidades Central, Vila Isa e Jardim Pérola estará suspenso. Uma parte dos serviços do SAAE pode ser solicitada pelo site, como a emissão de 2ª via da fatura. Depois é só clicar na aba “Serviços”.

Solicitações de religação de água, vazamentos de água e esgoto, tapa-buracos, carros-pipa, consulta de débitos e outros serviços podem ser feitos pelo telefone 115 ou pelo Whatsapp: (33) 9 8451-2184.

Vários espaços públicos, entre eles o Parque Natural Municipal, a rampa de voo livre da Ibituruna, Museu da Cidade e o Centro Cultural Nelson Mandela estão fechados.

Todas as instituições de ensino da cidade, incluindo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), suspenderam as aulas presenciais, pelo menos até o dia 31 de março.

Igrejas estão fechadas por 30 dias. FOTO: Diocese de Valadares/Divulgação

Igrejas fechadas 

Também nessa sexta-feira, o bispo da Diocese de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, decretou a suspensão das atividades em todas as comunidades, igrejas e paróquias da região, por pelo menos 30 dias. A medida já está em vigor. As missas da semana e dos domingos terão a presença apenas de padres e da equipe litúrgica. Padres vão atender os fiéis por telefone ou internet. Algumas missas serão transmitidas pela Rádio Mundo Melhor 93,5 FM e pela TV Kefas.

POR Sávio Scarabelli

 

LEIA MAIS 

Azul Linhas Aéreas suspende atividades no aeroporto de Governador Valadares

Dom Félix decreta suspensão das atividades da Diocese de Governador Valadares, por causa do Coronavírus

Com 40 casos suspeitos de Coronavírus, Governador Valadares decreta situação de emergência