Governador Valadares notifica primeiro caso confirmado de Coronavírus

hospitalgv

A Prefeitura de Governador Valadares (MG) anunciou, no fim da noite dessa terça-feira (24), o primeiro caso confirmado de Coronavírus na cidade. Segundo o município, trata-se de uma mulher de 66 anos, que foi atendida no Hospital Municipal no último dia 18 deste mês. Ainda segundo o município, a mulher se encontra em isolamento domiciliar.

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou o resultado positivo para COVID-19 às 21h12 desta terça-feira. A Prefeitura de Valadares disse que dará mais detalhes sobre este caso na manhã desta quinta-feira (25). Além deste caso confirmado, a cidade ainda tem 85 casos suspeitos e 11 descartados, segundo o último boletim epidemiológico do município, que foi divulgado horas antes da notificação do primeiro caso confirmado. Estes números serão atualizados durante a manhã desta quarta.

Sistema de Comando em Operações em reunião, em Valadares. FOTO: Prefeitura de Valadares/Divulgação

Situação de emergência

No último dia 18 de março, dia em que a paciente que testou positivo para a COVID-19 foi atendida, a Prefeitura de Valadares decretou situação de emergência em saúde pública. Desde então, várias medidas foram anunciadas, dentre as principais, a suspensão das aulas da rede municipal, a princípio até o dia 31, fechamento de espaços públicos, suspensão de eventos e reuniões que gerem aglomerações de pessoas, e desde a segunda-feira (23), o fechamento do comércio.

Em novo decreto, publicado nessa segunda-feira, o prefeito André Merlo anunciou outras medidas para evitar aglomerações de pessoas e garantir a segurança na luta contra o Coronavírus. Dentre elas, estão limitação da quantidade de produtos essenciais à saúde, higiene e alimentação para aquisição individual, para evitar o esvaziamento do estoque desses produtos; proibição de visitas a centros de convivência de idosos; limitação da lotação dos ônibus do serviço de transporte coletivo urbano e distrital para o número máximo de passageiros sentados.

Transporte afetado

Desde essa segunda-feira, o ônibus do transporte coletivo da cidade tem funcionado com o horário de domingo. Além disso, A Azul Linhas Aéreas suspendeu as operações no Aeroporto Coronel Altino Machado, que continua aberto para táxi-aéreo.

Negócios

Um dos maiores e mais tradicionais eventos empresariais do leste de Minas, a Expoleste, que seria realizada em maio, foi adiada. A Associação Comercial de Governador Valadares (ACE-GV) transferiu a feira para o mês de setembro. A transferência faz questionar se a Exposição Agropecuária de Governador Valadares (Expoagro GV), principal evento do calendário valadarense, terá ou não mudanças em sua programação, que ainda não foi divulgada pela União Ruralista Rio Doce (URRD).

Missas presenciais estão suspensas. FOTO: Diocese de Valadares/Divulgação

Igrejas fechadas

A Diocese de Valadares suspendeu as atividades na última sexta-feira (20) por 30 dias. No decreto, as missas em comunidades, igrejas e paróquias ficam impedidas de serem realizadas com a presença do público. Apenas o padre e a equipe litúrgica podem estar no templo.

Igrejas evangélicas, como a Assembleia de Deus, Presbiteriana e Vida e Paz também suspenderam as reuniões em seus templos.

Reforço para a saúde

A Prefeitura de Governador Valadares assinou, nessa segunda-feira, com a empresa de tecnologia JMM Tech, um Termo de Cooperação que garante aos profissionais de saúde ferramentas tecnológicas para monitorar casos suspeitos, com a utilização de geolocalização.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar ao cidadão com suspeita da doença em isolamento social – ou àquela pessoa que eventualmente contrair a doença – um aplicativo que permite aos profissionais da saúde realizarem o acompanhamento em tempo real, com o envio de mensagens e informações.

Além disso, o município recebeu do Ministério do Trabalho, R$ 300 mil para a aquisição de equipamentos de proteção individual e uso prioritário para os profissionais da saúde em ações de combate ao Coronavírus.

Esperança para os comerciantes

Em entrevista ao Rádio Notícia, nessa terça-feira, o presidente da ACE-GV, Jackson Lemos, disse que um site está sendo estudado para que o comerciantes impedidos de abrir as portas durante esta pandemia, possam continuar suas vendas online. O projeto ainda não tem prazo definido pra sair do papel.

Mundo Melhor suspende atendimento ao público e muda programação

Como medida de segurança, o atendimento presencial ao público na sede da Rádio Mundo Melhor foi suspenso temporariamente. Os funcionários estão trabalhando na modalidade home office, com algumas exceções. Funcionários que estão no grupo de risco, como Jairo Taborda e Benedito Silvestre, foram liberados para o trabalho em casa. A programação da matutina da 93,5 FM abriu mais espaço ao jornalismo, com as edições de 9h e 11h do Rádio Notícia sendo maiores, enquanto o Revista Mundo Melhor fica temporariamente fora do ar, e o Mundo Melhor Esportes tem seu tempo reduzido.

 

POR Sávio Scarabelli

 

LEIA MAIS

UFJF suspende calendário acadêmico de 2020 devido ao Covid-19

Covid-19: Prefeitura de Valadares vai testar App para atendimento remoto de pacientes

Prefeito de Valadares publica novo decreto com ações contra a Covid-19

Polícia Civil de Valadares fiscaliza cumprimento de decreto municipal, em distribuidora de EPI

Comércio de Governador Valadares ficará fechado a partir de segunda-feira (23)

Com 40 casos suspeitos de Coronavírus, Governador Valadares decreta situação de emergência