Confirmado o primeiro caso de Coronavírus, em Itabira

itabira

A Prefeitura de Itabira (MG) anunciou, no início da noite desta quarta-feira (25), o primeiro caso confirmado do Novo Coronavírus na cidade. Segundo o município, o paciente é um homem que esteve em viagem internacional, passando por vários aeroportos.

A Prefeitura informou ainda que o paciente, que não teve a idade divulgada, chegou a cidade com sintomas gripais, procurou ajuda médica e recebeu orientação. Ele está em isolamento domiciliar e com o estado de saúde estável, sem sintomas. Além deste caso confirmado, a cidade ainda contabiliza outros 65 casos suspeitos.

Processo Seletivo de emergência

Poucas horas após a notificação do primeiro caso confirmado da COVID-19, a Prefeitura tornou público um Processo Seletivo Simplificado por tempo determinado, para a contratação emergencial de profissionais para os cargos de Médico de Saúde da Família, Médico, Técnico de Serviços de Saúde/Técnico de Enfermagem Saúde da Família, Técnico de Serviços de Saúde/Técnico de Enfermagem.

Os interessados poderão se inscrever a partir desta quinta-feira (26) até o próximo dia 30 de março. O candidato deverá enviar cópia digitalizada dos documentos relacionados no item 6.4 do edital para o e-mail: pssitabira@gmail.com. O formulário que deve ser preenchido pelo candidato está disponível no site da Prefeitura.

Outras medidas

Ainda nessa quarta-feira, pouco antes da divulgação do primeiro paciente com COVID-19 na cidade, a prefeitura informou que dois hospitais da cidade somavam 34 novos leitos exclusivos para o tratamento de pessoas com a doença. Estes leitos incluem enfermaria e UTI com isolamento respiratório. A prefeitura também disse que outros 114 leitos para o Coronavírus serão instalados nos dois hospitais até o mês de abril. Uma estrutura foi alugada para que seja montada uma área de triagem. Nela, os profissionais de saúde atenderão pacientes com sintomas gripais do lado de fora dos hospitais, antes de entrarem nas unidades.

O Serviço Autônimo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira recebeu autorização da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae) de Minas Gerais para suspender os cortes no abastecimento de água por inadimplência. A medida já está em vigor. Segundo a Prefeitura, não haverá, nesse período de 60 dias, incidência de juros e multas por atraso de pagamento. As medidas valem para os beneficiários da tarifa social, hospitais públicos e unidades básicas de saúde.

Além de Itabira, Coronel Fabriciano (MG), Governador Valadares (MG), Ipatinga (MG) e Timóteo (MG), registram cada uma, um caso confirmado da COVID-19.

POR Sávio Scarabelli

 

LEIA MAIS

Governador Valadares notifica primeiro caso confirmado de Coronavírus