Termina nesta sexta-feira (30) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Crianças de um a quatro anos fazem parte do público-alvo da imunização. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% desse público. Apesar dos esforços das equipes de saúde, em Minas Gerais, a cobertura vacinal está em menos de 50%. Em Governador Valadares (MG), a situação é ainda pior. Menos de 40% das crianças foram vacinadas. A médica sanitarista Márcia Cordeiro explica que a vacina é a única forma de prevenção contra a doença, que pode causar a paralisia infantil.
“Bom, a Poliomielite é uma doença muito grave, e a única forma efetiva de prevenção é com a vacina. Existem três situações. A pessoa infectada pelo vírus da Pólio pode contrair a doença e não apresentar sintomas. São os famosos assintomáticos. Pode também apresentar sintomas leves, que se confundem com outras doenças, como viroses mais simples, um simples resfriado. Agora, infelizmente, pode ter sintomas mais sérios, que podem levar a perda muscular, perda de reflexo, flacidez, podendo levar até à paralisia de membros. E pode também levar à morte.” – explica a médica.
A doutora Márcia lembrou ainda que a cidade também está com a procura baixa na campanha de multivacinação, para complementar a caderneta de vacinas. A imunização contra a pólio e contra outras doenças está sendo realizada em todas as unidades de saúde da cidade. A médica ressaltou ainda que todas as medidas contra a COVID-19 estão sendo tomadas nos postos de saúde.
LEIA MAIS
Com três novos óbitos registrados, Valadares chega aos 292 mortos pela COVID-19
Governador Valadares tem mais de 8 mil curados do Coronavírus
COVID-19: Com 287 mortos e quase 8 mil curados, Valadares volta pra Onda Verde do Minas Consciente, neste sábado (24) https://credit-n.ru/offer/kredit-nalichnymi-renescans-kredit.html https://credit-n.ru/order/kreditnye-karty-home-credit-card.html