Foi inaugurada, nesta quinta-feira (05), a nova sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Governador Valadares (MG). A nova sede vai abrigar todas as Promotorias de Justiça da cidade em um único endereço, facilitando o acesso da população aos serviços do órgão. A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), o procurador-geral de justiça, Antônio Sério Tonet e o corregedor-geral do MP, Luciano França.
O prédio que agora recebe o MPMG fica em uma área construída de quase 7 mil m², no centro da cidade, junto ao prédio do Fórum local. A nova sede possui 16 andares, com escritórios, secretarias e auditório com capacidade para 80 pessoas. O diretor da Secretaria das Promotorias de Justiça de Governador Valadares, Leonardo Cabral, conta que o novo espaço é uma vitória, após anos de trabalho em instalações alugadas e com estruturas precárias. “Em janeiro deste ano nós tínhamos gabinetes com goteiras caindo em cima da mesa do promotor de justiça, nós não podíamos atender cidadãos porque o gesso caía em cima da mesa de reunião. Nós tínhamos corredores mofados e em determinados locais, um banheiro para 50 pessoas.”

Anteriormente, o MPMG ocupava quatro imóveis em endereços diferentes na cidade. De acordo com o procurador-geral de justiça, Antônio Sérgio Tonet, as novas instalações vão gerar economia para os cofres públicos, uma vez que o novo prédio pertence ao órgão e elimina vários cargos de serviços terceirizados. Ele falou da importância do novo espaço. “O MPMG de Governador Valadares passa a ter uma identidade maior com a população, com uma sede pra receber o cidadão na busca por seus direitos, as mulheres vítimas de violência doméstica, os deficientes, as pessoas vitimadas por crimes de todas as naturezas. Aqui é um espaço de defesa da educação, do patrimônio público e das políticas públicas.”
Foram 10 anos desde a idealização da nova sede até sua conclusão e inauguração. O novo edifício conta com espaço amplo, moderno e acessível a portadores de deficiência física. O governador de Minas, Romeu Zema, ressaltou a parceria entre os poderes para o enfretamento da pandemia do Coronavírus no estado, e disse que a nova sede proporcionará melhores condições de atendimento ao cidadão que busca pela Justiça.
Zema fala sobre o Hospital Regional de Governador Valadares
Perguntado sobre as obras do hospital regional de Governador Valadares, que em abril deste ano, teve a retomada dos serviços anunciada, Zema voltou a garantir que o hospital será concluído. “Devido a questão da pandemia, nós tivemos atrasos em vários projetos do estado, inclusive do hospital regional. Mas eu quero deixar claro que Governador Valadares vai ter o seu hospital regional, e que o Ministério Público também, dentro do acordo que será firmado com a Vale, prevê a conclusão de outros hospitais que foram iniciados no estado e não concluídos.”
Zema fala sobre os cinco anos da tragédia de Mariana
O governado de Minas Gerais também comentou o aniversário de cinco anos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). “A tragédia de Mariana está completando cinco anos. Infelizmente criou-se um sistema de governança que envolve a Fundação Renova, em que as decisões são extremamente morosas, e nestes cinco anos não tivemos grandes progressos. Mas desde que eu assumi, junto com o governador Casagrande – Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo – nós temos nos empenhado pessoalmente, junto com a Fundação Renova, junto com a Justiça Federal, e diria que nestes últimos dois anos, nós conseguimos avançar mais do que nos três anos anteriores. Ainda não estou satisfeito. A estrutura de governança criada é extremamente complexa e impede isso. Mas muitas pendências já tem tido algum encaminhamento e estou muito esperançoso de que muito do que foi prometido comece a sair agora.” Ao deixar o evento de inauguração da nova sede do MPMG em Valadares, Zema seguiu para Mariana. https://credit-n.ru/offers-zaim/zaym-na-kartu_migcredit.html https://credit-n.ru/order/kreditnye-karty-alfa-100-dney-bez-prozentov-card.html