Em GV, entregues eletrocardiógrafos, detectores fetais e antropômetros infantil e adulto para ESF

thumbnail_FOTOS ANTÔNIO (33 de 47)

Nesta quinta-feira (17), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o Prefeito André Merlo, juntamente com o secretário da pasta, Enes Cândido, anunciaram um novo serviço para os usuários da rede pública de saúde. A partir de agora as Estratégias de Saúde da Família (ESF) que são pólo para aplicação de penicilina vão poder realizar exames com eletrocardiógrafos que foram entregues durante um treinamento de pré-natal, direcionado a médicos e enfermeiros da rede de atenção básica.

         Para o Prefeito André Merlo, esta é mais uma conquista para a saúde do município. “A saúde primária é muito importante e estamos aqui qualificando nossos servidores e entregando esses equipamentos que vão melhorar ainda mais a assistência à toda população. Mesmo com todas as dificuldades financeiras que temos enfrentado, principalmente na área da saúde, estamos conseguindo realizar importantes ações”, afirmou o prefeito.

         Além dos 22 Eletrocardiógrafos, equipamento capaz de avaliar a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele, foram entregues 54 detectores fetais utilizados para ouvir a frequência cardíaca do feto, 80 antropômetros infantil e adulto que é usado para realizar exames físicos mais completos em avaliações nutricionais e esportivas e 150 kits de sutura. “Quem ganha é a população que vai ter assistência por meio de três equipamentos de fato diretamente influenciam na assistência as gestantes dentro da atenção primária”, comentou Enes.

         Os equipamentos foram adquiridos via emenda parlamentar do ex-senador Zezé Perrela e também por meio de um termo de ajuste sanitário pactuado entre a secretaria de saúde e o Ministério da Saúde (MS).

         A implantação desta novidade e a entrega destes equipamentos reforça o empenho da gestão por meio da secretaria, em continuar a oferecer a toda comunidade, a melhor assistência em pré-natal na atenção básica. ”Com estes equipamentos podemos realizar o pré-natal de forma adequada, garantindo ao máximo o bem estar de saúde, tanto da mãe quanto do bebê”, revelou a médica residente em medicina de família, Maria Tereza Cardoso.

         Com esta ação, de educação permanente dos servidores e de entrega de novos aparelhos, a prefeitura reforça o compromisso de fornecer o melhor em saúde para a comunidade. “A capacitação tem como objetivo melhorar as práticas, as condutas da equipe, dos profissionais da saúde e isso é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços prestados,” concluiu o enfermeiro Micael Alves dos Santos.

         De acordo com Lorena Nunes Coelho, coordenadora da atenção básica, as duas ações são diretamente na melhoria dos indicativos da atenção básica. “Com profissionais atualizados, capacitados e com o uso desses equipamentos podemos prestar um atendimento cada vez mais adequado para nossa população”, afirmou ela.

Confira as unidades que receberam os eletrocardiógrafos

ESF Altinópolis 3 e 4

ESF Jardim Pérola 1,2,3 e 4

ESF Mãe de Deus 1 e 2

ESF/UBS Nossa Senhora das Graças e Esperança

ESF/UBS São Pedro 1,2 e 3

ESF/UBS Santa Rita 2

ESF São Raimundo 1 e 2

Centro de Saúde Ruy Pimenta Filho

Hospital Municipal (aos finais de semana)

UPA

 Fonte: Prefeitura de Governador Valadares – Foto: Reprodução/Internet

Departamento de Jornalismo – Rádio Mundo Melhor



WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com