Procon/GV orienta sobre compras de Natal

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor de Governador Valadares (Procon), informa aos consumidores quanto as compras do período natalino, em que há um considerável aumento nas compras dos mais diversos produtos com a finalidade de presentear outras pessoas.

É preciso cuidar para que essas compras não se tornem transtornos após esse período, principalmente porque na maior parte das vezes, compra-se presentes para pessoas com gostos muitos distintos dos nossos e a troca de produtos pode se tornar desafiadora se não for bem observados os requisitos propostos pelas lojas de forma em geral.

Quanto as compras efetuadas pela internet ou telefone, existe o direito de arrependimento, 7 dias corridos após a data de entrega do produto, podendo ser feito por qualquer motivo a troca por outro produto qualquer ou ainda a simples devolução integral do valor pago incluindo o frete.

Quando a compra é efetuada em loja física, presencialmente, deve-se observar as condições de troca que os lojistas estipulam, essas condições não são trazidas pelo Código de Defesa do Consumidor como no caso das compras digitais e são uma cortesia das empresas, exceto quando o produto apresenta algum defeito ou vício de fabricação.

É importante também ficar atendo quanto aos prazos e formas de garantias oferecidas pelos fornecedores, sendo no mínimo de 30 dias para produtos não duráveis e de 90 dias para os duráveis, podendo ser maior quando convencionados pelo fornecedor.

Atentar para as garantias estendidas que quando vendidas, devem ser esclarecidas quanto as regras e não pode ser embutido no valor do produto sob pena de ser considerado venda casada.

O consumidor deve ficar de olho nas práticas abusivas, maior motivo de reclamação após as compras nesse período.

Dicas e orientações para o consumidor:

  • Cuidado com o endividamento por parcelas altas ou longas demais que podem comprometer a renda do consumidor;
  • Exigir nota fiscal e verificar se o valor do produto condiz com o anunciado;
  • Atentar quanto as fraudes e golpes digitais feitas por oportunistas em virtude da grande busca de produtos pela internet;
  • Ao efetuar compras através da internet, deve-se verificar a confiabilidade do site, o prazo estipulado de entrega e ao efetuar o pagamento ficar atendo as ferramentas de segurança como por exemplo o protocolo “https” e o cadeado próximo ao rodapé da janela do navegador.

O PROCON de Governador Valadares está atendo a movimentação do comércio afim de garantir o cumprimento dos direitos de todos os consumidores e nos colocamos a disposição para atender as demandas que possam surgir.

Departamento de Jornalismo – Rádio Mundo Melhor



WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com