Professores, mestrandos e alunos de graduação da Univale, em Governador Valadares (MG) tiveram trabalhos aprovados para apresentação no XIV Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Coninter), o maior evento científico da área interdisciplinar realizado no Brasil, com apoio da Capes. O congresso será realizado entre os dias 27 e 31 de outubro de 2025, na Universidade de Vila Velha (UVV), no Espírito Santo.
As produções selecionadas fazem parte do projeto de pesquisa “Fala Jovem”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território (GIT) da Univale. A iniciativa investiga como estudantes do ensino médio de uma escola pública de Governador Valadares vivenciam situações de violência e constroem formas de resistência no cotidiano escolar.
Ao todo, cinco trabalhos produzidos por docentes, mestrandos e graduandos da equipe foram aprovados no congresso. Os temas abordam questões como violência escolar, gênero, raça, juventudes e os desafios da educação inclusiva.
A participação no evento é vista como uma oportunidade valiosa para troca de experiências e fortalecimento do debate acadêmico sobre questões sociais urgentes.
Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o “Fala Jovem” é uma iniciativa de caráter exploratório, com metodologia quantiqualitativa e foco na escuta ativa de estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Israel Pinheiro, parceira do projeto. A pesquisa prevê ainda a produção de materiais audiovisuais e pretende contribuir com a formulação de políticas públicas voltadas à educação básica no estado.