O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o Brasil não precisará retomar o horário de verão em 2025. Segundo ele, o país vive um cenário de segurança energética “completa e absoluta”, resultado de planejamento estratégico e do aumento nos índices de chuvas nos últimos anos.
A avaliação é do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que se reúne mensalmente para acompanhar a situação do sistema nacional. Silveira destacou que, embora o Brasil ainda dependa majoritariamente de hidrelétricas, há uma crescente diversificação da matriz energética, com investimentos em fontes renováveis e intermitentes, como solar e eólica.
Para lidar com a instabilidade dessas fontes, o governo prepara o lançamento de um leilão voltado ao armazenamento de energia por baterias, previsto ainda para este ano.
Apesar de citar o risco de apagões, Silveira garantiu que o sistema brasileiro é robusto e bem estruturado. Ele afirmou que o governo está preparado para adotar qualquer medida caso necessário, mas reforçou que, neste momento, não há justificativa técnica para retomar o horário de verão.





