O Corpo de Bombeiros iniciou, em Governador Valadares (MG), nessa quinta-feira (05), uma operação de fiscalizações em hotéis, pousadas e outros estabelecimentos para os preparativos do Carnaval 2026. O objetivo da operação é garantir a segurança de hóspedes que visitarão a região, como explica o capitão Júlio César Alves.
“Neste momento, o comando optou por fiscalizar hotéis devido ao período carnavalesco, para que pessoas que vão se hospedar na cidade e região sejam muito bem recebidos em um ambiente seguro. O Corpo de Bombeiros avalia as medidas preventivas que a edificação deva ter, que são as mais variadas, que vai depender muito do tipo de edificação, da metragem, todo o critério que o Corpo de Bombeiros avalia, que podem ser desde extintores, placas, saída de emergência, larguras de escadas, presença ou não de hidrante, são vários critérios que o Corpo de Bombeiros avalia e fiscaliza para que aquela edificação tenha condições mínimas de segurança.” – explica o capitão Júlio César Alves, do Corpo de Bombeiros.
O capitão também ressaltou a importância de que os estabelecimentos tenham Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). “A gente avalia vários critérios, entre eles o AVCB, que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Não adianta nada a edificação ter as medidas preventivas se ela não tem AVCB. O AVCB é a comprovação pelo Corpo de Bombeiros que tem as medidas preventivas adequadas para aquela edificação, o bombeiro convalidando, dando o aval do Corpo de Bombeiros que as medidas são as que a lei exige.”
Além de Governador Valadares, outras cidades também vão receber essas fiscalizações. “O Corpo de Bombeiros não vai verificar as situações dos locais que já estejam regulares. A nossa prioridade é de locais que carecem de uma fiscalização, que iremos em loco verificar como está aquela edificação, se ela tem alguma situação de risco e se as medidas preventivas estão no local e, principalmente, se lá possui AVCB.”





