A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza, entre os dias 15 e 25 de abril, em Aparecida (SP), a 62ª Assembleia Geral, com destaque para a votação e possível aprovação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
O documento é resultado de um processo iniciado em 2022, marcado pela escuta, participação e discernimento em perspectiva sinodal. A expectativa é que as diretrizes orientem a ação pastoral da Igreja no país nos próximos anos, em sintonia com os desafios contemporâneos.
O percurso de elaboração teve como marcos a carta dos bispos à Igreja no Brasil, que deu início ao processo, e uma mensagem do Papa Francisco, que incentivou e confirmou o caminho adotado. Ao longo desse período, dioceses, pastorais e organismos contribuíram com reflexões e propostas.
Em 2026, o texto chegou à sua versão final, estruturado em seis capítulos e com foco na comunhão, participação e missão. Entre os temas abordados estão os impactos das transformações sociais, culturais e tecnológicas, além de questões como pobreza, crise climática e o fortalecimento da vida comunitária.
Caso aprovadas, as novas Diretrizes devem se tornar referência para a atuação da Igreja no Brasil, reforçando uma perspectiva sinodal, missionária e atenta aos sinais dos tempos.
Fonte: CNBB





