Com informações da Prefeitura de Valadares
Na última sexta-feira (6) a ala pediátrica do Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV) recebeu um grupo diferente: Os Anjos da Alegria, da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Vestidos com jalecos brancos, nariz de palhaço e adereços infantis o grupo levou alegria, distribuiu brinquedos arrecadados na comunidade acadêmica e levantou o astral de baixinhos e altinhos.
Criado em 2016 o projeto de extensão da Univale Anjos da Alegria é formado por alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Nutrição, Medicina, Fonoaudiologia e Odontologia. A cada 15 dias o grupo vai ao hospital levando palhaçadas para descontrair o ambiente hospitalar. Por meio de atividades artísticas, musicais e lúdicas, os Anjos da Alegria realizam uma abordagem interdisciplinar, interprofissional e humanizada arrancando sorrisos de funcionários, estudantes de medicina, pacientes e seus familiares.
Segundo a estudante do 5º período do curso de Fisioterapia da Univale e membra dos Anjos da Alegria, Maria Eduarda Scarabeli, as intervenções do grupo promovem alegria não só nos pacientes e seus familiares como na própria equipe de saúde. “A gente acredita que fazer rir melhora a saúde. Vindo aqui a gente alivia a pressão e a tristeza do dia a dia, a gente acredita que consegue tirar uma risada qualquer ali e isso possa dar uma melhora no quadro deles e fazer o dia deles melhor”, explicou.
Internada há uma semana Luana Gregório da Silva, de 11 anos, estava triste por perder a festa das crianças na escola por conta da internação. “Já tinha até chorado por ter perdido a festa da escola. Achei muito legal e divertido. Eles fazem muitas palhaçadas. Ganhei até um livrinho de colorir”, comemorou com um sorriso no rosto.
A cabeleireira Márcia Mendes já está há 13 dias acompanhando a filha Hadassa no hospital. “Achei a iniciativa interessante. Eu e minha filha gostamos muito. Eles fizeram palhaçadas que alegraram até nós adultos. Acho que a alegria faz a gente melhorar”, afirmou.
E Márcia está certa. De acordo com o médico homeopata e autor do livro “A terapia do riso”, Eduardo Lambert, a alegria e o riso ajudam a acelerar a resposta aos tratamentos e os mecanismos naturais de autocura, reduzindo o tempo de internações.
Confira alguns dos benefícios da risada:
- Ao gargalhar, a pessoa trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdômen
- Promove maior oxigenação do cérebro
- Estimula a liberação da endorfina (substância que ameniza a dor e promove o prazer)
- Efeito anestésico
- Aumenta a imunidade do organismo