Comunico aos fiéis católicos que, a partir de segunda-feira, dia 20 de abril de 2020, as atividades religiosas voltarão a acontecer, tanto na matriz como nas comunidades, desde que sejam observadas as seguintes determinações:
a) É expressamente vedado o comparecimento de idosos e pessoas com doença crônica (diabetes, cardiopatia…) ou que apresentem sintomas gripais.
b) Estes fiéis ficam dispensados da obrigação prevista no direito canônico (cânon 1247) de participar presencialmente da Missa aos domingos e nos dias de preceito; recomendo-lhes, porém, que permaneçam em oração, em casa, acompanhando a Missa pelos meios de comunicação (rádio, televisão e internet).
c) Nas Celebrações da Eucaristia (Missa) e da Palavra (Culto) estão proibidos: o abraço da paz, o Pai-Nosso de mãos dadas e a Comunhão Eucarística na boca; retirem também os recipientes com água benta do alcance dos fiéis.
d) Para evitar grande aglomeração de fiéis, o pároco está autorizado a aumentar os horários de Missa na Matriz e nas comunidades.
e) Os padres estão autorizados a atender os fiéis em confissão e direção espiritual, desde que o atendimento seja agendado com antecedência para evitar aglomeração de pessoas na secretaria paroquial.
f) Estão permitidas as reuniões pastorais, apenas em nível paroquial, para evitar a locomoção de pessoas de um lugar para outro, oferecendo maior risco de contágio.
g) Estão cancelados os encontros de formação e de espiritualidade, com grande aglomeração de pessoas, em todos os níveis (paroquial, setorial, diocesano), que estavam agendados pelas paróquias, pastorais e movimentos, até o próximo dia 31 de julho.
Cúria Diocesana de Governador Valadares, aos 18 de abril de 2020.
Dom Antônio Carlos Félix
Bispo Diocesano