POR Leonardo Gimenez e Guilherme Piu/Itatiaia
O Atlético ampliou neste domingo (7) a hegemonia iniciada em 2020 no Campeonato Mineiro. Ao vencer o Cruzeiro em pleno Mineirão, o Alvinegro chegou à quinta conquista seguida e soltou o grito de pentacampeão. Desta vez, como visitante e sem a presença de sua torcida.
O penta veio com vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro neste domingo (7), de virada, por 3 a 1, com gols de Saravia, Hulk e Scarpa.
Com mais um caneco estadual, o Galo agora acumula 49 títulos na competição, abrindo onze de diferença para a Raposa, que deu 38 voltas olímpicas.
Caminho para o penta
- 2020 – Sob comando de Jorge Sampaoli, o Atlético superou o Tombense e abriu a série.
- 2021 – Sob comando de Cuca, o Atlético superou o América e ficou com o bicampeonato.
- 2022 – Sob comando de Antonio “Turco” Mohamed, o Atlético derrotou o Cruzeiro e ficou com o tricampeonato.
- 2023 – Sob comando de Eduardo Coudet, o Atlético derrotou o América e ficou com o tetracampeonato.
- 2024 – Sob comando de Gabriel Milito, o Atlético derrotou o Cruzeiro e ficou com o pentacampeonato.
Campanha no Mineiro 2024
O Atlético iniciou a temporada e o Mineiro com derrota fora de casa. No estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, a equipe na época comandada por Luiz Felipe Scolari perdeu por 2 a 1.
Agora pentacampeão estadual, o Atlético igualou o feito atingido de 1978 a 1982. Naquela época, porém, o Alvinegro também levantou o caneco na temporada seguinte, alcançando o hexa. Com isso, se tornou o clube que mais edições consecutivas conquistou na história do Campeonato Mineiro, desde a profissionalização da competição em 1933.
Recordista de títulos (gerais) pelo clube, ao lado do ex-zagueiro Réver, com 12 canecos conquistados (cada), o ex-goleiro João Leite esteve em todas as seis edições.
Despedida de Marcelo Moreno
O atacante Marcelo Moreno se despediu dos gramados com uma bela festa antes do clássico entre Cruzeiro e Atlético. O agora ex-centroavante se emocionou muito ao ser saudado e homenageado pela torcida celeste.
Moreno deu uma volta olímpica no gramado do Mineirão em cima de um carro estilizado e, com um canhão de gás, jogou camisas do Cruzeiro em direção à arquibancada.
Ronaldo esteve em camarote do Mineirão
Gestor da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo marcou presença em um dos camarotes do Mineirão para assistir ao clássico.
Junto ao Fenômeno estavam o ator Bruno de Luca e outros personagens ilustres da história celeste, como o ídolo e ex-lateral Juan Pablo Sorín e o investidor Pedro Lourenço, da rede Supermercados BH.
Homenagem a Ziraldo
Antes da bola rolar para o clássico, Cruzeiro e Mineirão prestaram homenagem ao cartunista Ziraldo. O cartunista faleceu nesse sábado (6), aos 91 anos. Ele redesenhou os mascotes dos times brasileiros, incluindo a Raposa, do Cruzeiro.
A imagem do desenho da Raposa feito por Ziraldo foi exibida no telão do Mineirão, junto de um minuto de silêncio pelo falecimento do importante artista.