A Prefeitura de Valadares alterou as regras de acesso ao Pico da Ibituruna, principal cartão postal de Governador Valadares (MG). Segundo decreto publicado nessa quinta-feira (27), as mudanças são para garantir mais segurança contra a Covid-19, durante a realização do Campeonato Brasileiro de Parapente. A competição será realizada entre 29 de maio e 05 de junho.
Segundo a prefeitura, durante este período, “no horário de 6h às 16h, o acesso ao Pico será restrito a competidores e a organização, que serão identificados com pulseira, que possuirá uma cor a cada dia de competição. Todos os competidores e equipes deverão fazer uso de máscaras durante todo o momento em que estiverem nas áreas de competição, sob pena de advertência e de ser retirado do local por parte da organização.”
Outra alteração é sobre a linha de ônibus que leva ao pico. Conforme o decreto, a linha 29 da Mobi “circulará apenas com pilotos anteriormente credenciados, que terão sua temperatura aferida antes de entrar no ambiente da competição. Em caso de apresentar informação de febre maior de 37,5 graus, o competidor será destinado a uma unidade de saúde para as medidas protocolares necessárias. Não será permitido a entrada nas áreas de competição de pessoas com síndromes gripais, independente do motivo apresentado.”
Confira outras restrições no acesso ao Pico da Ibituruna:
- Mirante Caxinguelê – onde os motoristas e transeuntes serão orientados de que o pico estará com acesso vedado para pessoas não credenciadas na competição;
- Em frente ao estabelecimento “Casa de Verão do Papai Noel” em que haverá fechamento total da via, sendo permitido a passagem somente de moradores e usuários de empreendimentos que estiverem previamente cadastrados e com o adesivo de identificação afixado no veículo de acesso.
- Cancela de Acesso à Plataforma Mundial de Voo Livre. Só é permitido o acesso após a cancela para pilotos no momento de preparação para a prova. Os fiscais de Trânsito Municipais ficarão responsáveis por fazer cumprir a restrição de acesso.
Ainda segundo a prefeitura, para evitar aglomerações na Antiga Feira da Paz, a organização do Brasileiro de Parapente dará preferência para pousos em áreas distantes do Centro.