A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (9) a tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil. O pontapé inicial da competição será no dia 17 de fevereiro, com o confronto entre Sampaio Corrêa-RJ e Desportiva-ES.
Com os duelos já definidos, os 28 clubes que disputam esta etapa agora conhecem datas e horários das partidas decisivas. Como os confrontos serão em jogo único, a equipe de melhor desempenho em seu respectivo campeonato estadual terá a vantagem do empate para avançar à segunda fase.
🔺 Destaque para Minas Gerais
Entre os representantes mineiros nesta fase, o Betim Futebol-MG entra em campo na quarta-feira (18/02), às 20h, quando enfrenta o Piauí-PI. O duelo marca a participação do clube mineiro na briga por uma vaga na próxima etapa da competição nacional.
Além disso, Minas Gerais será um dos estados com maior número de representantes na Copa do Brasil de 2026, com sete clubes, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Os demais clubes de Minas Gerais começam a trajetória diretamente na segunda fase: América-MG, Tombense, Athletic Club e Uberlândia.
Já Atlético e Cruzeiro, que disputam a Libertadores, entram apenas na quinta fase do torneio nacional.
📅 Confira datas e horários da 1ª fase
Terça-feira – 17 de fevereiro
20h – Sampaio Corrêa-RJ x Desportiva-ES
Quarta-feira – 18 de fevereiro
16h – Porto-BA x Serra Branca-PB
16h30 – Maguary-PE x Laguna-RN
17h – Baré-RR x Madureira-RJ
19h30 – Araguaína-RO x Primavera-SP
20h – Gama-DF x Monte Roraima-RR
20h – América-SE x Tirol-CE
20h – Betim Futebol-MG x Piauí-PI
20h – Santa Catarina-SC x IAPE-MA
20h30 – Ji-Paraná-RO x Pantanal-MS
20h30 – Ivinhema-MS x Independente-AP
21h – Galvez-AC x Guaporé-RO
Quinta-feira – 19 de fevereiro
Primavera-MT x Bragantino-PA
Vasco-AC x Velo Clube-SP
Como será a Copa do Brasil de 2026?
A edição de 2026 terá mudanças importantes. Com a ampliação no número de participantes, a competição passará a contar com nove fases eliminatórias, duas a mais que em 2025.
A primeira fase reúne os 28 clubes com pior colocação no Ranking Nacional da CBF, e os 14 vencedores avançam. Na segunda fase, os confrontos já estão pré-definidos e serão disputados entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março.
Os classificados se juntarão a outros 72 clubes na sequência da competição. A terceira fase contará ainda com a entrada dos campeões da Série C, Série D, Copa Verde e Copa do Nordeste. Neste último caso, o Confiança herdou a vaga do Bahia, já classificado via Campeonato Brasileiro.
Na divisão de vagas por federação, São Paulo e Rio de Janeiro lideram com seis representantes. Minas Gerais aparece logo atrás, com cinco clubes confirmados na disputa nacional.





