Com informações do MPMG
O clássico entre Ipatinga x Democrata GV pelo Campeonato Mineiro, será disputado com torcida única. A decisão da Federação Mineira de Futebol (FMF) atende recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O órgão expediu a Recomendação ao Município de Ipatinga, no Vale do Aço, à FMF e ao Ipatinga Futebol Clube. No documento, o MPMG pede que sejam adotadas medidas que garantam a segurança do jogo entre o Tigre e o Democrata, agendado para este sábado (24), às 16h, no Ipatingão. Com a decisão, apenas os torcedores do Ipatinga poderão acessar o estádio.
A Rádio Mundo Melhor 93,5 FM transmite a partida ao vivo, a partir das 15h, em conexão com a Rede Itasat.
O MPMG ainda recomendou à Prefeitura de Ipatinga que tome as providências cabíveis para a segurança do jogo, inclusive judiciais, se necessárias, mantendo a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da comarca atualizada quanto às medidas adotadas.
O Ipatinga, por sua vez, também deverá reforçar a segurança do evento, com a contratação de mais pessoal, maior fiscalização na entrada do estádio, entre outras medidas preventivas, além de observar o rigoroso cumprimento da recomendação quanto à torcida única. O clube também deve garantir os direitos dos consumidores envolvidos, especialmente quanto ao reembolso dos ingressos.
Segundo o MPMG, a iniciativa busca prevenir casos de violência envolvendo, especialmente, torcidas organizadas dos dois clubes. Em nota, o Ipatinga informou que vai atender a determinação. O Democrata GV ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Pantera tem retrospecto positivo contra o Tigre
O Democrata não perde para o Ipatinga há 11 anos. A última derrota da equipe valadarense para o maior rival foi em 2013, no Módulo II do Campeonato Mineiro. Desde então, foram oito jogos, com seis vitórias da Pantera e dois empates. Neste período, o Democrata não levou gols da equipe do Vale do Aço.
Neste ano, ambas as equipes se encontram em situação péssima na elite do Mineiro. Os representantes do Leste de Minas ocupam as lanternas de seus grupos e lutam para se manterem na primeira divisão. Caso as equipes não consigam as vitórias nestas duas últimas partidas da primeira fase da competição, terão que disputar um triangular da morte, onde as três equipes de pior campanha da competição disputam uma única vaga de salvação. As duas equipes derrotadas serão rebaixadas para o Módulo II de 2025.