O Democrata estreou com vitória no Campeonato Mineiro de 2023. Nessa segunda-feira (23), a Pantera venceu o Democrata de Sete Lagoas por 1 a 0, no Mamudão, em Governador Valadares (MG). O gol da vitória alvinegra foi marcado aos 44 minutos do segundo tempo, por Rony, de cabeça.
As duas equipes tiveram um duelo equilibrado. O jogo marcou o reencontro de Pantera e Jacaré na elite do futebol mineiro após 14 anos. Neste período, os times haviam se enfrentado apenas no Módulo II da competição. Antes da bola rolar, um contratempo. A partida, marcada para começar às 20h30, acabou atrasando cerca de 15 minutos, por falta de uma segunda ambulância no estádio. Após a chegada do veículo, a partida finalmente começou.
O Jacaré começou o jogo pressionando, chegando a marcar um gol ainda aos 15 minutos da primeira etapa, com Rodney, mas o gol foi anulado por impedimento. A equipe valadarense pressionou com Brandão e Léo Carioca, mas não teve sucesso.
Na segunda etapa, mais pressão da Pantera e equilíbrio provocado pelo Jacaré. Mas o jogo foi mesmo decidido no apagar das luzes, quando Rony, de cabeça, marcou o gol que definiu a partida. Com a vitória, o Democrata somou 3 pontos e ocupa a segunda colocação do Grupo C, liderado pelo Cruzeiro, com os mesmo 3 pontos, mas com maior saldo de gols.
A Pantera volta a campo no próximo sábado (28), às 16h, em Poços de Caldas (MG), contra a Caldense.
Sobre o atraso na chegada de uma segunda ambulância ao Mamudão, a Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), mantenedora do Vita Plan, o Plano de Saúde do Hospital Bom Samaritano, enviou uma nota esclarecendo que “cumpriu o contrato firmado com o Democrata e não foi a responsável pelo atraso do jogo de ontem (Democrata/GV x Democrata/SL). O contrato entre a BSBS e o Esporte Clube Democrata prevê a permanência da ambulância do Plano de saúde Vita Plan em todos os jogos, em casa, até 4 de março, mas, que os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos), conforme cláusula contratual (3.5), são de responsabilidade do Democrata.”