A Diocese de Governador Valadares (MG) completa, nesta quarta-feira (01), 67 anos. A diocese foi criada em 1º de fevereiro de 1956, pela Bula “Rerum Usu”, do Papa Pio XII, com território desmembrado da Arquidiocese de Diamantina e das Dioceses de Araçuaí e Caratinga.
Governaram a Diocese de Governador Valadares os seguintes Bispos: 1º Bispo: Dom Hermínio Malzone Hugo (1957-1976); 2º Bispo: Dom José Heleno (1976-1998); Administrador Apostólico: Dom Emmanuel Messias de Oliveira (1998-2001); 3º Bispo: Dom Werner Franz Siebenbrock (2001-2014); o bispo diocesano atual é Dom Antônio Carlos Félix, que está na função desde 2014. O bispo Dom Antônio Carlos Félix divulgou uma mensagem aos fiéis para celebrar a data e reforçar o papel solidário e social da Igreja. Confira a íntegra da mensagem:
Pela graça de Deus nossa Diocese de Governador Valadares comemora 67 anos de existência, tendo sido criada pelo Papa Pio XII, em 01 de fevereiro de 1956, e o seu território foi desmembrado da Arquidiocese de Diamantina e das Dioceses de Araçuaí e Caratinga. Deus seja louvado por tantas bênçãos que Ele tem concedido a essa porção do povo de Deus!
Hoje, como humilde servo da vinha do Senhor, quero saudar a todos os fiéis desta Diocese e conclamá-los para, juntos, elevarmos a Deus um hino de gratidão pelo caminho percorrido. Somos uma Igreja agraciada com muitos dons e ministérios e somo chamados a ser uma Igreja ministerial, missionária, sinodal e samaritana – conforme nos pede o nosso querido Papa Francisco!
Nosso povo é generoso, mas precisa ser ainda mais solidário aos pobres e enfermos, aos que passam fome, aos desempregados, aos que não tem onde morar, aos que são injustiçados e oprimidos, aos que não têm sua dignidade e seus direitos respeitados, aos que são excluídos do banquete da vida.
Não devemos esquecer que o Evangelho de Cristo possui um conteúdo inevitavelmente social, como afirma o Papa Francisco, na Evangelli Gaudium: “A partir do coração do Evangelho, reconhecemos a conexão íntima que existe entre evangelização e promoção humana, que se deve necessariamente exprimir e desenvolver em toda a ação evangelizadora” (EG 178). Por isso, somos chamados a nos comprometer com a construção de um mundo melhor, mais justo e solidário, mais tolerante e pacífico.
Neste 3º Ano Vocacional Nacional somos desafiados a acolher o primeiro e grande chamado feito por Deus à pessoa humana, o chamado à santidade, para que tenhamos vida plena, vivendo em harmonia consigo mesmo, com nosso Criador, com nossos semelhantes e com o mundo criado.
Parabéns à Diocese de Valadares pelos seus 67 anos de existência!
Atualmente, a Diocese de Governador Valadares é formada por 32 municípios: Açucena, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Capitão Andrade, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Galileia, Goiabeira, Gonzaga, Governador Valadares, Itanhomi, Itueta, Marilac, Mathias Lobato, Nacip Raydan, Naque, Periquito, Resplendor, Santa Efigênia de Minas, Santa Rita do Ituêto, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São José de Safira, Sardoá, Sobrália, Tumiritinga e Virgolândia.
A Diocese de Governador Valadares pertence à Província Eclesiástica de Mariana, junto com a Arquidiocese de Mariana e as Dioceses de Caratinga e Itabira – Coronel Fabriciano. Faz parte do Regional leste II, juntamente com as Províncias Eclesiásticas de Diamantina, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros e Vitória.