A Prefeitura de Governador Valadares (MG) informou que dois pacientes com sintomas compatíveis com mpox deram entrada no Hospital Municipal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os dois estão estáveis e permanecem em isolamento de contato como medida preventiva.
De acordo com o município, os exames para investigação da doença já foram realizados e as amostras foram encaminhadas para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Enquanto aguardam o resultado, os pacientes seguem sendo acompanhados pela equipe clínica do hospital, pela Vigilância Epidemiológica e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
Segundo o Ministério da Saúde, a Mpox é uma doença causada por um vírus do gênero Orthopoxvirus. A transmissão pode ocorrer pelo contato com pessoa infectada, materiais contaminados ou animais silvestres infectados, especialmente roedores.
Entre os sintomas mais comuns estão erupções ou lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios, fraqueza e inchaço dos linfonodos, conhecidos como ínguas. O período de incubação da doença costuma variar de três a 16 dias, podendo chegar a até 21 dias.
O diagnóstico é feito por exame laboratorial, geralmente a partir de amostras coletadas das lesões na pele. A orientação das autoridades de saúde é que pessoas com sintomas suspeitos procurem uma unidade de saúde para avaliação e evitem contato próximo com outras pessoas até a confirmação do diagnóstico.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que dois pacientes deram entrada no Hospital Municipal (HMGV) com sintomas clínicos para Monkeypox. No entanto, encontram-se estáveis e em isolamento de contato, como forma de prevenção.
A SMS informa ainda que já foram realizados exames para investigação da doença e as amostras foram encaminhadas para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Até a divulgação do resultado, os pacientes seguirão sendo acompanhados pela clínica médica, Vigilância Epidemiológica e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HMGV.
Orientamos a população a buscar informações apenas nos canais oficiais da Prefeitura de Governador Valadares.





