O bispo da Diocese de Governador Valadares (MG), Dom Antônio Carlos Félix, celebra nesta quinta-feira (04) os 20 anos de sua ordenação episcopal, ou seja, duas décadas na missão de ser bispo na Igreja Católica.
Nesta terça-feira (02) Dom Félix se reuniu com padres e alguns colaboradores diretos do seu episcopado, em Valadares, para celebrar esta data.
Durante a Missa presidida por Dom Félix na comemoração dos seus 20 anos de bispo, ele ressaltou os desafios de servir, mas, ao mesmo tempo, a gratidão por esta grande graça.
Dom Félix foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II, em 2003. Escolheu como lema episcopal “Sirvamos sem temor”, que se refere ao desejo de servir corajosamente à Igreja, mas de nunca fazê-lo sozinho.
“É muito gratificante saber que apesar das minhas limitações eu pude servir o povo de Deus e com o povo de Deus. Quantas pessoas já passaram e participaram destes meus 20 anos de ministério. Então eu só tenho que agradecer a Deus porque muitos colaboraram para que eu pudesse exercer com um pouco mais de eficiência a minha missão”, afirmou Dom Félix.
O bispo de Valadares ainda comentou o desejo de seguir servindo com o mesmo amor e zelo com o qual realizou sua missão até agora, e destacou que após 20 anos aprendeu muito. “Eu aprendi a colocar mais a confiança em Deus e não apenas nas minhas capacidades e nas do que estão ao meu lado. Então eu pretendo dar continuidade a esta missão buscando, sobretudo, me inspirar no jeito de ser e no modo de agir do Papa Francisco”, comentou Dom Félix.
Dom Félix esteve à frente da Diocese de Luz, no interior de Minas Gerais, por 11 anos, e há nove anos foi transferido para a Diocese de Valadares. Entre suas missões na diocese Valadarense está a de presidir a Fundação João XXIII, mantenedora da Rádio Mundo Melhor. Padre Luiz Márcio Quintão, diretor da Rádio, comentou sobre a presença fecunda de Dom Félix. “Ele, enquanto presidente, participa de todas as decisões, ele é um presidente que atua, que tem voz ativa, e ele entende e está inteirado de todo o funcionamento do Rádio e participa de tudo. Então é ótimo trabalhar com ele, porque não só delega, mas acompanha, e cumpre seu papel na presidência da Fundação”.
Conversamos também com o vice-diretor, padre Marcus Vinicius Ferreira Vespasiano, que destacou uma forte característica de Dom Félix, o trabalho. “Ele é um homem que trabalha muito, e quem está ao lado dele de fato acaba também trabalhando. Nós somos muito felizes com a presença de Dom Félix, em contar com ele e também ser a sua ajuda em tantas dimensões da diocese. E acredito que a diocese está no caminho certo, avançado. É visível que são muitos os ganhos, além da maturidade, do equilíbrio que este nosso pai, pastor e amigo traz consigo”.
Mais sobre o ministério de Dom Félix
Dom Félix foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II para a vacante Diocese de Luz em 05 de fevereiro de 2003; foi sagrado bispo em Pouso Alegre em 04 de maio de 2003 e tomou posse como Bispo da Diocese de Luz em 18 de maio de 2003.
De maio de 2003 a maio de 2014 foi Bispo da Diocese de Luz (MG) e Professor no Curso Propedêutico e no Curso de Filosofia no Seminário Diocesano de Luz. De junho de 2007 a julho de 2011 foi Secretário Episcopal e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada do Regional Leste II. Foi Bispo Referencial da Pastoral da Criança no Estado de Minas Gerais por oito anos, de 2011 a 2019.
Em 2011 participou de sua 1ª Visita ad Limina Apostolorum, em Roma, tendo se encontrado pessoalmente com o Papa Bento XVI e visitado os principais Dicastérios. Desde 18 de maio de 2014, Dom Félix é Bispo da Diocese de Governador Valadares.