No mês de junho, o Grupo Maria Cutia de Teatro está com turnê em cidades do leste mineiro, apresentando o clássico brasileiro “Auto da Compadecida”. Vai ser a primeira vez que as cidades vão receber este espetáculo. As apresentações começam pela cidade de Aimorés, no dia 8 de junho. Já no dia 9 vai ser em Resplendor. No dia 10 em Conselheiro Pena, e no dia 11 na cidade de Tumiritinga. Com trajetória de quase 20 anos, a premiada companhia de Belo Horizonte, que já percorreu seis países e todas as regiões do Brasil, traz uma releitura do texto de Ariano Suassuna, com direção e concepção geral do diretor Gabriel Villela.
Além do espetáculo, o grupo oferece em cada uma das cidades percorridas, uma oficina de teatro a estudantes de arte, educadores e interessados em geral, intitulada “Auto no Ato”, que propõe uma vivência cênico-musical com técnicas de canto e expressão vocal que partem da pesquisa feita pela trupe para a montagem do “Auto da Compadecida”. São 25 vagas, para cada cidade, e a duração da oficina é de 3h.
A inscrição é gratuita, e o link para fazê-la está disponível na Bio do Instagram @grupomariacutiadeteatro, ou no site do grupo, neste link. O projeto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Na versão mineira e tropicalista do clássico de Ariano Suassuna, os atores cantam, ao vivo, canções de Roberto Carlos, Caetano Veloso, entre outros grandes nomes da música brasileira. Nos cenários e figurinos, criados por Gabriel Villela, referências fortes do barroco mineiro. A releitura aborda, com humor e ironia, temas já explorados na obra do autor pernambucano, como o racismo, a ganância, a exploração da fé alheia.
Mais informações sobre os bilhetes para o espetáculo também no Instagram do grupo: @grupomariacutiadetatro