Com informações da Univale
O médico valadarense Gabriel Coimbra Schuwarten é um dos vários profissionais de saúde que atuam como voluntários no socorro às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Desde o dia 09 deste mês, Gabriel reforça as equipes da Cruz Vermelha que ajudam no atendimento de mais de 2 milhões de pessoas atingidas em 449 cidades. Segundo a Defesa Civil gaúcha, cerca de 150 pessoas perderam a vida, mais de 100 pessoas estão desaparecidas, cerca de 800 pessoas ficaram feridas e há ainda cerca de 538 mil desalojados.
Segundo o médico, a solidariedade nacional em prol das vítimas gaúchas tem sido impressionante para ele. A presença de caminhões com doações e veículos de emergência enviados por outros estados, como ambulâncias e barcos, chamaram a atenção.
“Há sim muita tristeza, os gaúchos estão muito abalados. Porque foi uma tragédia sem dimensões. Mas eu prefiro focar nas coisas boas que estão acontecendo aqui. Conheci outros voluntários que enfrentaram 30 horas de ônibus para poder ajudar. É uma situação muito triste, mas que mostra a oportunidade de apresentar quão unida a população brasileira consegue ser”, declarou o médico.
O médico Gabriel Coimbra Schuwarten foi formado pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale) em Governador Valadares (MG). Ele atua como voluntário na Cruz Vermelha desde 2019, assumindo a coordenação de Comunicação Local em Valadares, em 2020. “Desde então eu continuo como coordenador de Comunicação Local. Eu me formei e agora também estou atuando mais expressamente na questão da saúde, nas ações que são necessárias”, relatou o médico.
Universidade recebe doações
A universidade firmou uma parceria com o Rotary Club de Lajeado para arrecadar doações em dinheiro – a chave pix é o CNPJ 92.892.868/0001-61. Cursos da instituição também estão fazendo campanhas para arrecadar itens como água, medicamentos, roupas, produtos de higiene e até ração para animais. Quem quiser ajudar com itens, pode levá-los ao campus II, na Rua Israel Pinheiro, número 2000, Bairro Universitário.