Foi inaugurada, na manhã desta quinta (02), a nova catação de água de Governador Valadares (MG). A nova adutora capta água diretamente do Rio Corrente Grande, na divisa das cidades de Valadares e Periquito (MG). Segundo a Prefeitura de Valadares, a nova adutora tem 38 km de extensão e fornecerá até 900 litros de água por segundo.
O prefeito de Valadares, André Merlo (sem partido), falou sobre a nova captação de água e como ela irá impactar na vida de quem vive na cidade. “900 litros por segundo serão bombeados, hoje o consumo de água em Valadares é em torno disso aí, mas nós teremos ainda o Rio Doce pra gente poder complementar.”
O prefeito disse ainda que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) ficará responsável pela operação e manutenção da nova adutora, e será da autarquia a decisão de fornecer água para a cidade através da captação simultânea nos dois rios, ou de apenas um deles. “Ela pode acontecer das duas maneiras, isso vai ficar a critério do SAAE, vai ser analisado o custo de toda a operação, vai ser otimizado isso. Em algum momento ela pode estar separada, mas também ela [nova captação] pode se somar à do Rio Doce.”
André Merlo também pontuou que Valadares não terá mais problemas de desabastecimento de água. “Com alto volume de chuva, quando tem enchente, nós temos problemas de abastecimento porque as balsas de captação ali no Rio Doce tombam, e quando tem seca, a mesma coisa. Então agora nós teremos esse problema mais.”
O prefeito de Governador Valadares explicou que nesta quinta-feira, a operação da nova adutora de captação no Rio Corrente Grande entrou na fase de operação assistida, feita em conjunto pelo SAAE e pela Fundação Renova e que não haverá aumento na conta de água dos valadarenses. “Ficará 90 dias ainda junto com a Fundação Renova, e aí sim nós vamos levantar os custos, mas eu garanto que não vai aumentar.”
Como funciona a nova adutora
O Rio Corrente Grande fica localizado na divisa entre os municípios de Periquito e Valadares, foi escolhido por causa do baixo impacto da instalação e pesquisas que comprovaram ser o melhor manancial. A água da adutora, que tem 38 km de extensão, chegará às Estações de Tratamento de Água (ETA) Central, do Santa Rita e Vila Isa.
O diretor de obras da Fundação Renova, Nilo Carvalho, deu mais detalhes sobre o funcionamento da nova adutora. “São duas bombas que captam cada uma, 450 litros por segundo. Elas alimentam um tanque de concreto, que cheio, alimenta as bombas elevatórias, mandando a água até chegar às ETA’s. Na operação, poucas pessoas serão envolvidas, pois o sistema é todo automatizado, as válvulas, os motores, as bombas, a balsa… Elas serão operadas remotamente.”
Serão fornecidos até 900 litros por segundo, o que vai garantir mais segurança hídrica, já que o município terá uma nova fonte de captação de água além do Rio Doce. Sua manutenção e operação ficarão a cargo do SAAE.
Obras da nova captação
As obras da nova captação de água em Valadares foram anunciadas em 2017 e começara em 2018. As obras são uma medida de reparação feita pela Fundação Renova, que representa a Vale, a Samarco e a BHP Billiton, após os danos causados ao Rio Doce com o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. Segundo o prefeito de Valadares, André Merlo, as obras estavam estimadas em R$ 155 milhões, mas o valor atingiu os R$ 360 milhões.