Setembro começou com elevação nas temperaturas de boa parte do país, incluindo o estado de Minas Gerais. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mineira, Belo Horizonte, deve registrar máximas de até 34ºC, seguindo a tendência de calor intenso em várias regiões do estado. Em Valares, segundo o Clima Tempo, as máximas podem passar dos 35°C.
Outras capitais também enfrentam temperaturas elevadas, como Cuiabá, com um recorde de 42ºC, e Palmas, onde os termômetros podem chegar a 38ºC. Além de Belo Horizonte, outras cidades em Minas Gerais estão em alerta, assim como capitais em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiânia, e diversas capitais das regiões Norte e Nordeste.
A seca e a baixa umidade do ar também é uma preocupação. O Inmet incluiu Minas Gerais, assim como os estados do Centro-Oeste, Tocantins, Rondônia, e partes do Norte e Nordeste, em um alerta de “perigo potencial” devido à baixa umidade.
É essencial que a população de Minas Gerais tome medidas para se proteger, como ingerir bastante líquido, evitar esforço físico durante as horas mais secas do dia, e limitar a exposição ao sol nas horas de maior calor.