Na manhã desta quinta-feira a Polícia Federal executou quatro mandados de busca e apreensão, emitidos pela 1ª Vara Federal de Governador Valadares (MG) como parte de uma operação policial destinada a combater a promoção da migração ilegal para os Estados Unidos.
O início das investigações ocorreu após familiares de um migrante procurarem a PF para relatar seu desaparecimento no México, em setembro do ano passado, próximo à cidade de Palenque. Desde então, o desaparecido perdeu o contato com seus familiares após um surto psicótico.
Durante esse período, a família também foi alvo de tentativas de golpes relacionados à localização e integridade física do desaparecido. Apesar dos esforços, as autoridades estrangeiras, incluindo a Interpol, não conseguiram localizá-lo até o momento.
Os mandados de busca e apreensão têm o objetivo de reunir evidências que possam vincular os responsáveis no Brasil pela jornada mal sucedida e, possivelmente, revelar o paradeiro atual do desaparecido.
Aqueles que promovem a migração ilegal estão sujeitos a penas que variam de 2 a 5 anos de prisão, além de multas. A Polícia Federal ressalta os perigos associados à migração ilegal, especialmente na rota terrestre entre México e EUA, considerada a mais perigosa do mundo por organizações internacionais.