Neste domingo (18) o papa Francisco retomou a oração Mariana do Angelus, da janela do Palácio Apostólico, no Vaticano, junto a inúmeros fiéis. A oração tinha sido suspensa no último domingo, devido à internação do papa para a cirurgia no intestino. O papa iniciou o encontro agradecendo por todos os que demonstraram afeto, cuidado e amizade durante a sua hospitalização, e garantiram o apoio da oração. E afirmou: “Essa proximidade para mim tem sido de grande ajuda e conforto. Obrigado de coração”.
Já na meditação do Angelus o Papa recordou a passagem do Evangelho do Domingo, na qual o evangelista Mateus descreve o mandato de Jesus aos discípulos: “proclamai: o Reino dos Céus está próximo’. O papa afirmou: “de fato, se o Deus do céu está próximo, não estamos sozinhos na terra e, mesmo nas dificuldades, não perdemos a confiança”.
Francisco explicou aos fiéis que a proximidade de Deus é o primeiro anúncio que devemos fazer. E disse: “estando perto de Deus, superamos o medo, nos abrimos para o amor, crescemos no bem e sentimos a necessidade e a alegria de anunciar”.
E disse que para realizar esse anúncio da proximidade de Deus não é preciso dizer muitas palavras, mas fazer muitos gestos de amor e esperança em nome do Senhor. E desabafou afirmando ficar perplexo com os ‘faladores’ que falam muito e não fazem nada”.
O papa concluiu a meditação ensinando que aprendemos de Deus a sermos cuidadosos uns com os outros, especialmente através dos sacramentos.