Nesta quinta-feira (5), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entregará o título de doutora honoris causa à indígena Shirley Djukurnã Krenak, em reconhecimento à sua atuação na defesa dos direitos dos povos originários e na preservação do meio ambiente. A cerimônia está marcada para as 15h, no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais, em Governador Valadares (MG).
A escolha de Shirley Krenak para receber a honraria foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior (Consu) da UFJF, após indicação feita pela comunidade acadêmica do campus de Governador Valadares. Desde a instalação do campus, Shirley tem sido uma parceira ativa da universidade, contribuindo como educadora e coordenadora pedagógica em projetos de extensão, como o Núcleo de Agroecologia (Nagô) e o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH).
O título de doutora honoris causa é concedido a personalidades que se destacam por suas relevantes contribuições em áreas como educação, cultura, e defesa dos direitos humanos. Shirley Krenak se tornou uma referência na valorização das mulheres indígenas e na promoção da espiritualidade ancestral, sendo uma figura de destaque no cenário acadêmico e social.