O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, abriu nesta quarta-feira (10/9) as inscrições para a 6º edição do Trilhas de Futuro, programa que oferece capacitação técnica gratuita em diferentes áreas do conhecimento. Neste ano, são 50 mil vagas disponíveis em cursos que chegam a 154 municípios mineiros, oferecidos por quase 200 instituições credenciadas.
As oportunidades são destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio, matriculados no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também para quem já concluiu o ensino médio. O projeto garante ainda auxílio-transporte e alimentação, facilitando a permanência dos participantes até a conclusão da formação.
Com opções em mais de 35 áreas estratégicas, como saúde, tecnologia, agropecuária, indústria e serviços, o Trilhas de Futuro busca alinhar a formação dos alunos às demandas do mercado de trabalho, ampliando as chances de empregabilidade e crescimento profissional.
As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de setembro no site oficial do programa. Nesta edição, os candidatos podem escolher até dois cursos e contarão com o apoio de um chatbot para esclarecer dúvidas durante todo o processo.
Desde sua criação, o Governo de Minas já investiu cerca de R$ 2 bilhões no programa, que transformou a vida de milhares de famílias, formando quase 90 mil profissionais em todo o estado. Atualmente, mais de 73 mil estudantes estão em formação pelo Trilhas de Futuro.