O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) colocou Governador Valadares em área de alerta para tempestade nesta quarta-feira (23). O aviso de severidade classificado como “Perigo Potencial” permanece ativo ao longo de todo o dia, com término previsto para as 23h59. O alerta prevê chuva e acompanhado de ventos intensos em pontos isolados.
Previsão do tempo para esta quarta-feira
Apesar da possibilidade de instabilidade, a quarta-feira será marcada por variação térmica expressiva na cidade. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) indica probabilidade de 43% de chuva para o município, com acumulado estimado em cerca de 4 mm.
A variação do tempo ao longo do dia em Valadares ocorre da seguinte forma, segundo o Inmet:
- Manhã: Céu com muitas nuvens e ventos fracos vindo da direção sudeste-leste.
- Tarde: Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada e máxima podendo atingir os 34°C.
- Noite: Aumento da instabilidade com previsão de muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas. A mínima registrada para a data foi de 20°C.
- Umidade relativa do ar: Varia entre 40% (mínima) e 100% (máxima).
Recomendações de segurança da Defesa Civil
Apesar de o órgão meteorológico apontar baixo risco de corte de energia elétrica, alagamentos ou queda de árvores, a população deve adotar medidas preventivas durante os momentos de rajadas de vento:
- Proteção em vias públicas: Não se abrigue debaixo de árvores devido aos riscos de descargas elétricas e queda de galhos.
- Estacionamento: Evite parar veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Segurança doméstica: Evite o manuseio ou uso de aparelhos eletrônicos conectados diretamente às tomadas.
Em casos de urgência ou emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.





