A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG) realizou, nesta terça-feira (17), uma grande operação em Governador Valadares (MG). A ação teve como foco o combate ao crime organizado e a restauração da sensação de segurança da população, principalmente nos bairros Palmeiras, Nova Vila Bretas e outras regiões da cidade.
A operação é um desdobramento das investigações iniciadas em abril deste ano, quando uma facção criminosa passou a dominar o bairro Palmeiras, espalhando o medo entre os moradores. Na época, integrantes do grupo chegaram a usar bonecos fantoches em praças e ruas como forma de intimidar rivais e a comunidade. Poucos dias depois desse episódio, o líder da facção foi preso em flagrante com 19 quilos de drogas.
Com apoio da 1ª Vara Criminal da Comarca de Governador Valadares, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. A ação resultou na prisão de quatro pessoas, incluindo uma em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Durante as diligências, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm, dois carregadores e 30 munições intactas.
Os suspeitos irão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa. As penas somadas podem chegar a 33 anos de reclusão. A FICCO/MG reforça que as ações continuarão para combater a criminalidade violenta na região.





