Nessa quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Governador Valadares (MG) foi palco de um debate sobre segurança pública. A audiência foi solicitada pela vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, a vereadora Kátia do Betinho Detetive (PSDB), e reuniu representantes das polícias Militar, Civil e Federal, além de entidades como a OAB-GV e Aadvog (Associação dos Advogados de GV) e da Prefeitura. O objetivo foi discutir preocupações com furtos, roubos e homicídios que têm sido noticiados diariamente na cidade.
Durante o encontro, o comandante da 8º Região da Polícia Militar, cNa oronel Paulo Henrique Carneiro Leão Cardoso, apresentou dados que revelam uma diminuição com tendência de estabilidade nos índices de criminalidade da cidade nos últimos 10 anos. Ao todo, 101 mortes violentas foram registradas na cidade em 2015, contra 90 mortes em 2024. Até 12 de março deste ano, a cidade somava 10 mortes violentas. Quanto às tentativas de homicídio, foram 224 registros em 2015, contra 113 em 2024. Já entre 2016 e 2024, Valadares registrou uma queda expressiva no número de roubos, que caíram de 1407 para 268. No mesmo período, o número de furtos caiu de 6287 para 3470. Os dados apontam ainda que só no início de 2025, a polícia apreendeu 53 armas de fogo. Uma média de uma arma apreendida a cada dois dias.
O comandante destacou que embora o número de moradores em situação de rua tenha crescido na cidade, não pode ser considerado um impulsionador da criminalidade no município. Além disso, foi debatida a necessidade da criação, em Governador Valadares, de uma Vara do Tribunal do Júri exclusiva para julgar homicídios, o que ajudaria a agilizar a tramitação dos casos e a garantir mais eficiência nas investigações e julgamentos, segundo as forças de segurança.
A vereadora Kátia anunciou que finalizará a redação de uma Carta de Intenção que será enviada para os órgãos de segurança do município e do estado. A parlamentar também encaminhará a Carta para o governador de Minas Gerais. O documento, segundo Kátia, visa reforçar a necessidade de ações concretas para garantir mais segurança à população valadarense.