Argentina e Brasil fazem nesta terça-feira, (25) o principal jogo da 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A partir das 21h (de Brasília), um Monumental de Nuñez lotado espera assistir à classificação matemática dos atuais campeões mundiais à próxima Copa, enquanto a Seleção de Dorival Júnior quer se consolidar no qualificatório e já começar a projetar o time para o próximo ano.
Líder disparada das Eliminatórias, com 28 pontos até aqui, a Argentina se classifica para a Copa do Mundo com um simples empate. Mesmo sendo derrotada para o Brasil pode garantir a seleção vizinha matematicamente no Mundial, mas nesse caso acompanhado de uma derrota da Bolívia para o Uruguai já que a equipe boliviana ocupa a sétima colocação com 13 pontos e corre risco de disputar a repescagem.
A Seleção Brasileira não tem como garantir a vaga na Copa do Mundo já nesta rodada, mas a vitória sobre a Colômbia por 2 a 1 na última quinta-feira, (20) deixou a equipe dirigida por Dorival Júnior em situação bem confortável. Com 21 pontos ganhos, a Seleção está com oito pontos à frente da Seleção Boliviana. Depois desta 14ª rodada das eliminatórias, restarão somente mais 12 pontos em disputa.
Palavras do técnico Dorival Júnior
— O nosso objetivo principal nesse instante é justamente buscarmos a nossa classificação. Era isso que todos pediam. Quando nós aqui chegamos, a situação era bem complicado. E aqui eu não culpo ninguém. Era o momento, era aquilo que estava acontecendo. Nós tínhamos consciência. Assumimos uma situação e vínhamos, cada Data Fifa, ganharmos uma posição. Demos um passo importante, mas ainda não estamos satisfeitos — declarou Dorival nessa segunda-feira, antes do último treino da Seleção para o duelo com os argentinos.
Brasil terá seis mudanças para a partida
Para o grande confronto, o técnico brasileiro fará seis mudanças em relação ao time que venceu a Colômbia. Quatro delas são por necessidade, uma vez que Alisson, Gabriel Magalhães, Gerson e Bruno Guimarães foram cortados ou estão suspensos. Mas duas são por opção: Wesley ganhou a vaga na lateral-direita, e Matheus Cunha será a referência no ataque.
Argentina a um Passo da Copa do Mundo
A Argentina pode entrar em campo classificada para o próximo Mundial. Para isso, precisa que a Bolívia não vença o Uruguai, em partida que começa às 17h, no estádio Municipal El Alto, na Bolívia, com 4.070 metros de altitude. Caso os mandantes vençam, precisará apenas de um empate para garantir a vaga na próxima Copa do Mundo.
Na vitória diante do Uruguai, Scaloni não poupou os pendurados Otamendi, Enzo Fernández, Paredes, Mac Allister e Exequiel Palacios. Nenhum foi punido com cartão e estão disponíveis para atuar diante do Brasil. Rodrigo de Paul, também pendurado, não atuou. O volante do Atlético Madrid-ESP sentiu um desconforto muscular e pode ser ausência. Além de Messi lesionado, a outra ausência em relação ao último jogo será Nico González, expulso diante dos uruguaios.
Prováveis escalações
Argentina
Dibu Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; Paredes (De Paul), Enzo Fernández e Mac Allister; Simeone, Almada e Julián Álvarez.. Técnico: Lionel Scaloni.
Brasil
Bento; Wesley, Marquinhos, Murillo e Guilherme Arana; Joelinton e André; Raphinha, Rodrygo, Vini Jr, Matheus Cunha. Técnico: Dorival Júnior.
Motivo: 14ª rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo
Data: 25 de março de 2025 (terça-feira)
Local: Mâs Monumental, em Buenos Aires, na Argentina
Horário: 21h (de Brasília)
Arbitragem: Andre Rojas, auxiliado por Alexander Guzman e Richard Ortiz, todos da Colômbia.