A Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira (04), e 20 clubes dão início ao sonho de uma das quatro vagas na elite nacional em 2026. A competição, que vai até 22 de novembro, entra na 20ª edição no formato de pontos corridos.
Confira as principais informações e tudo o que você precisa saber neste início de competição
Rebaixados do Brasileirão 2024, Athletico PR, Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá terão a companhia de Ferroviária-SP, Volta Redonda, Remo e o estreante Athletic MG, que subiram da Série C. Dos remanescentes, Amazonas, Avaí, CRB, Operário-PR e Vila Nova chegam como campeões estaduais.
Times participantes
Amazonas, América-MG, Athletic Club, Athletico PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, CRB, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Paysandu, Remo, Vila Nova, e Volta Redonda.
Minas Gerais terá dois representantes na competição
América-MG
Momento: o América-MG foi finalista do Campeonato Mineiro em 2025, com apenas duas derrotas, e perdeu para o Atlético-MG na decisão. A campanha foi dentro do esperado, mas a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil foi precoce, diante do Cascavel. O objetivo principal do coelho na Série B é conquistar o acesso à elite, mas entra também como candidato ao título.
Técnico: treinador mais jovem da competição, aos 31 anos, William Batista faz o primeiro trabalho em uma equipe profissional, após passar pela base do próprio América, do Vasco e da Chapecoense. Acumula 13 jogos, com quatro vitórias, seis empates e duas derrotas. Apesar da eliminação na Copa do Brasil, começa a Série B com muito prestígio.
Destaque do time: o goleiro Matheus Mendes que pertence ao Atlético-MG e foi emprestado ao América para ganhar experiência em campo. O arqueiro foi destaque no Campeonato Mineiro 2025 e principal nome na campanha, ficando fora somente dos jogos contra o Galo por questão contratual.
Athletic MG
Momento: o Athletic vive uma crescente desde 2018, quando saiu da última divisão em Minas Gerais para a Série B do Brasileiro em apenas sete temporadas. Neste período, o time do interior foi semifinalista do Mineiro (2022 e 2023), bicampeão do Interior (2022 e 2023), bicampeão do Troféu Inconfidência (2024 e 2025) e campeão da Recopa (2023). Além disso, conquistou acessos na Segunda Divisão do Mineiro (2018) e Módulo 2 (2020), em âmbito estadual, e Série D (2023) e Série C do Brasileiro (2024).
Na atual temporada, o Athletic começou muito bem, chegou a vencer o Cruzeiro e a ter a melhor campanha no estadual. No entanto, o time teve uma queda de produção, perdeu nas últimas três rodadas e acabou eliminado. Foi campeão do Troféu Inconfidência, que garantiu a vaga do time na Copa do Brasil em 2026. Além disso, o esquadrão de aço caiu na segunda fase da Copa do Brasil, ao ser derrotado pelo Grêmio, nos pênaltis após empate no tempo normal.
Técnico: Roger Silva é bem conhecido no futebol nacional, mas como jogador, sendo atacante de times como Corinthians, Botafogo, Palmeiras, Internacional, São Paulo, Ponte Preta, Fluminense, entre outros. Agora treinador, ele tem 40 anos e foi o responsável por comandar o Athletic em todos os títulos estaduais citados acima e também conduziu ao acesso à Série B. O treinador está no cargo desde o fim de 2021, com exceção de saídas nos segundos semestres de 2022 e 2023.
Destaque: David Braga meia atacante é o grande destaque em 2025. O jogador de 23 anos joga em posições diferentes no ataque, tanto na armação, quanto nas laterais e tem boa capacidade de dribles, finalizações e passes. O jogador foi revelado pelo Desportivo Brasil e com passagem pelo Atlético-GO, o meia fez quatro gols e deu três assistências. O Athletic tem também alguns nomes conhecidos, como o atacante Lincoln e o lateral-direito Wesley Gasolina, ambos ex-Cruzeiro e Flamengo.
Formato da competição
Em 2025, a Série B do Campeonato Brasileiro continuará sendo disputada no formato adotado para a competição em 2006 e que espelha o regulamento do Brasileirão.
O Campeonato será disputado por 20 clubes, que se enfrentam entre si em turno e returno ao longo de 38 rodadas. Todas as equipes disputam 19 jogos em casa e 19 jogos fora.
O torneio acontece no modelo chamado de pontos corridos, com a classificação final definida de acordo com a pontuação somada durante as 38 rodadas.
Ao término da última rodada, além do campeão, os outros três melhores colocados garantem acesso à Série A de 2026. No outro extremo da tabela, os quatro últimos serão rebaixados à Série C da temporada seguinte.
A primeira rodada começa nesta sexta-feira (04), com três jogos: Goiás x Amazonas, Criciúma x Operário-PR e Paysandu x Athletico-PR. As outras partidas serão disputadas até a próxima segunda-feira.
O primeiro dos 38 desafios do América (MG) será neste sábado (5). Pela 1ª rodada da Série B, a equipe americana recebe o Botafogo-SP no Independência, em Belo Horizonte, às 18h30 (de Brasília).
Já o Athletic MG, fará sua estreia na competição fora de casa, quando visitará o Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. A partida acontece na próxima segunda-feira (07), às 19h (de Brasília).