Foi no sofrimento e foi apenas nos acréscimos do jogo. Mas a vitória brasileira, enfim, veio. Jogando diante de 70 mil torcedores no Mané Garrincha na noite desta quinta-feira (20), o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1, com o gol da vitória sendo marcado por Vinicius Junior aos 53 do segundo tempo. Raphinha, cobrando pênalti, e Luis Díaz, marcaram os outros gols da partida. Com o resultado, a Seleção salta para a 2ª colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Como foi Brasil x Colômbia em Brasília
O começo de jogo foi animador, com Raphinha colocando o Brasil na frente em um gol de pênalti, e a Seleção Brasileira levando perigo, principalmente a partir das movimentações do quarteto ofensivo. Com o decorrer da partida, a Colômbia acertou a marcação e deixou de ser dominada, e passou a domibar, tanto é que chegou ao empate nos minutos finais do primeiro tempo, com Luis Díaz.
O Brasil esteve pouco inspirado durante quase toda a segunda etapa, enquanto a Colômbia levou dificuldade, principalmente, à saída de bola brasileira. Com alterações feitas por Dorival Júnior, a seleção Canarinho retomou o protagonismo ofensivo e conseguiu a vitória com gol de Vinicius Junior, já aos 53 minutos da etapa final.
Seleção Brasileira termina jogo com sete substituições
Um fato que chamou a atenção foram as substituições. Dorival Júnior trocou várias peças na partida. A Seleção encerrou o jogo com sete substituições: entraram Joelinton, Wesley, Savinho, Bento, Matheus Cunha, André e Léo Ortiz. Mas tudo dentro do regulamento. Isso porque, quando um jogador é substituído por concussão, o time adversário ganha direito a uma alteração a mais, por uma questão de isonomia. Como dois jogadores saíram mediante esse protocolo (Alisson e Sánchez), as duas seleções poderiam encerrar com até sete mudanças.
Classificação
Com a vitória, o Brasil subiu para a segunda posição, agora com 21 pontos. A Colômbia caiu para o sexto lugar, com 19. As equipes ainda podem mudar de colocação ao decorrer da rodada.
Próximos jogos
Na próxima terça-feira (25), a Seleção Brasileira terá duelo com a líder, Argentina, em Buenos Aires, podendo praticamente carimbar a vaga para o Mundial. A Colômbia, por sua vez, caiu para o 6º lugar, com 19 pontos. Na terça, recebe o Paraguai, em Barranquilla.
Ficha Técnica
Brasil
Alisson (Bento, aos 32′ do 2ºT); Vanderson (Wesley, aos 32′ do 2ºT), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Bruno Guimarães (André, aos 32′ do 2ºT), Gerson (Joelinton, aos 27′ do 1ºT) e Rodrygo (Savinho, aos 32′ do 2ºT); Raphinha, Vini Jr. (Léo Ortiz, aos 55′ do 2ºT) e João Pedro (Matheus Cunha, aos 14′ do 2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
Colômbia
Camilo Vargas; Muñoz, Dávinson Sánchez (Cuesta, aos 29′ do 2ºT), Lucumi e Mojica; Lerma, Richard Ríos, Jhon Arias (Carrascal, aos 41′ do 2ºT) e James Rodríguez (Kevin Castaño, aos 49′ do 2ºT); Luis Díaz e Córdoba (Borré, aos 41′ do 2ºT). Técnico: Néstor Lorenzo.
Gols: Raphinha, aos seis minutos do primeiro tempo; Vinicius Júnior, aos 53 minutos do segundo tempo (Brasil) / Luis Díaz, aos 40 minutos do primeiro tempo (Colômbia)
Cartões amarelos: Bruno Guimarães, Gabriel Magalhães e Joelinton (Brasil) / Richard Ríos (Colômbia)
Motivo: 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026
Local: Mané Garrincha, Brasília
Data: 20/3/2025
Horário: 21h45
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)