A Defesa Civil de Governador Valadares (MG) emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas intensas no município entre esta segunda-feira (19), e sexta-feira (23). De acordo com o órgão, o volume acumulado de precipitações no período pode chegar a 100 milímetros, o que aumenta o risco de alagamentos e outros transtornos.
Segundo a Defesa Civil, as chuvas estão relacionadas à atuação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS, fenômeno meteorológico que provoca precipitações persistentes e de grande volume em áreas da Região Sudeste.
Diante da previsão, o órgão orienta que a população redobre a atenção, especialmente em áreas mais vulneráveis. A recomendação é evitar locais sujeitos a alagamentos e não trafegar por ruas próximas a córregos e ribeirões durante chuvas fortes. A Defesa Civil também alerta para que ninguém atravesse vias alagadas e não permita que crianças brinquem em enxurradas ou perto de cursos d’água.
Outra orientação importante é não se abrigar nem estacionar veículos sob árvores, além de manter atenção redobrada em regiões de encostas e morros, observando possíveis sinais de movimentação do solo. Em caso de cabos elétricos rompidos, a população deve manter distância e acionar imediatamente a Cemig, pelo telefone 116, ou a Defesa Civil.
O órgão também pede que moradores fiquem atentos a sinais de risco em imóveis, como rachaduras em paredes, surgimento de fendas, afundamentos no terreno ou aparecimento de minas d’água, comunicando imediatamente às autoridades.
A Defesa Civil informou ainda que o nível do Rio Doce pode apresentar elevação nos próximos dias, mas, até o momento, não há previsão de que atinja as cotas de alerta ou emergência.
A orientação é que a população acompanhe os avisos oficiais e siga as recomendações dos órgãos de proteção, como forma de prevenir acidentes e reduzir riscos durante o período chuvoso.





