Após uma semana de oficinas, rodas, práticas de movimentação, cultura popular e troca de saberes, a III Semana Municipal da Capoeira chega ao fim nesta quinta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra. O evento, promovido pela Prefeitura de Governador Valadares (MG), reforça a importância da capoeira como expressão de resistência, educação e comunidade, reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro.
O encerramento será na Praça dos Pioneiros, das 16h às 22h. A partir das 18h, a equipe da Gerência de Patrimônio Histórico da SMCELT estará no local com o Museu Itinerante, apresentando fotografias antigas de Governador Valadares que compõem o acervo histórico da cidade. A ação inclui homenagens e uma fala sobre o processo de reconhecimento da roda de capoeira como patrimônio imaterial — tanto nacional quanto, em breve, municipal, já que o processo de registro local está em andamento.
A noite será marcada também por atividades de cultura popular, rodas abertas e shows de Érica Timóteo e Maracatudo GV, que encerram a Semana em clima de celebração e valorização da herança afro-brasileira.
A programação é gratuita e aberta ao público.





