No dia 30 de novembro de 2024, Festa de Santo André Apóstolo, às 09h00, na Igreja Matriz da Paróquia Santa Teresinha, a Diocese de Valadares vivenciou um momento de grande importância para ela. Dom Antônio Carlos Félix, nosso Bispo diocesano, presidiu a Missa da Ordenação Diaconal dos seminaristas Pedro Martins e Daniel Dourado. A Missa foi concelebrada por vários padres, com participação de diáconos, religiosos, religiosas, familiares e amigos dos ordinandos, além de fiéis de várias paróquias da Diocese.
Após o percurso formativo, que dura 8 anos e inclui estudo filosófico e teológico, acompanhamento espiritual e pastoral e discernimento vocacional, os seminaristas recebem o primeiro grau da Ordem: o Diaconato. Durante esse tempo, os diáconos temporários assumem o compromisso de servir à Igreja em funções específicas, tais como: a proclamação da Palavra, a administração do sacramento do batismo e o auxílio nas celebrações litúrgicas. Tudo em vista de, posteriormente, serem ordenados presbíteros.
Dom Félix destacou a importância da Ordenação Diaconal: “É muito importante para a Diocese termos mais dois diáconos. Eles são diáconos temporários, com a missão de servir ao sacerdócio, aos padres e ao bispo, mas com vistas a se tornarem presbíteros”.
Para o Bispo, a Ordenação Diaconal não traz só um crescimento para a Igreja, mas também uma resposta ao chamado de Deus: “A Igreja precisa tanto de ministros leigos como de ministros ordenados, e é um motivo de alegria termos, hoje, dois novos diáconos, frutos da formação em nosso seminário”.
Ao final da celebração, os novos diáconos Pedro Martins e Daniel Dourado expressaram sua profunda gratidão a todos que fizeram parte de sua jornada vocacional.
Lízia Costa – Pascom Diocesana | Fotos: Ana Cláudia Brum – Pascom Paroquial