Fevereiro é o mês de conscientização sobre a leucemia, uma doença hematológica que afeta milhares de pessoas no Brasil. Durante este mês, a importância da doação de medula óssea é destacada, já que esse transplante é uma das principais opções de tratamento para pacientes com leucemia e outras doenças do sangue.
Para se tornar um doador, basta se cadastrar na Fundação Hemominas, que em Governador Valadares (MG) localizada na Rua Barão do Rio Branco, 707, no Centro. O processo inclui o preenchimento de alguns documentos e a coleta de uma pequena amostra de sangue, que será analisada para verificar a compatibilidade com pacientes que necessitam do transplante.
A chance de encontrar um doador compatível é maior entre parentes, com uma estimativa de 25 a 30% entre irmãos. Porém, a probabilidade entre pessoas não relacionadas é bem menor, de 1 em cada 100.000 cadastrados. Por isso, o cadastro de mais pessoas é fundamental para aumentar as chances de encontrar o doador ideal.
Caso você seja compatível com um paciente, será contatado para confirmar a intenção de doar. Se aceitar, serão realizados novos exames para garantir a compatibilidade e avaliar sua saúde. Se tudo estiver certo, você poderá ser um doador e ajudar a salvar vidas.
Para mais informações, acesse o site da Fundação Hemominas (hemominas.mg.gov.br) ou entre em contato pelos telefones: (33) 3212-5852 / 5813 / 5814 / 5800.