Um considerado homem foragido da Justiça foi preso, na zona rural de Galileia (MG), durante uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). O indivíduo, havia sido condenado a oito anos de prisão por estupro, e estava com um mandado de prisão em aberto desde 2023. A localização do foragido contou com o apoio dos trabalhos de inteligência da Polícia Militar.
O crime ocorreu em Itambacuri (MG), em 2017, quando o condenado abusou sexualmente de uma vítima de 13 anos. De acordo com registros policiais, ele teria ameaçado a vítima para que ela alterasse seu depoimento, com o intuito de garantir a impunidade.
Essa é a 10ª prisão efetuada pela “Operação Liberdade”, força-tarefa iniciada em 2024 pela FICCO/MG na região de Governador Valadares, destinada a cumprir mandados de prisão relacionados a crimes sexuais.
A FICCO/MG é coordenada pela Polícia Federal (PF) e composta pelas polícias Civil (PCMG), Militar (PMMG) e Polícia Penal (PPMG), e realiza um trabalho descentralizado em todo o estado de Minas Gerais no enfrentamento ao crime organizado.