Com informações da Prefeitura de Valadares
Nessa segunda-feira (10), a quadra da Escola Municipal Florinda Cândido de Souza, no distrito de Xonim de Baixo, em Governador Valadares (MG), foi o ponto de partida da entrega dos kits de material escolar do Governo do Estado, por meio do Programa Kits Escolares, que traz investimentos de cerca de R$ 70 milhões, beneficiando mais de 350 mil estudantes de Minas.
Na ocasião, alunos das escolas estaduais Presidente Kennedy (de Xonin de Baixo) e Marçal Ciríaco da Silva (de Xonin de Cima) foram contemplados com o kit, que contém: mochila, estojo, cadernos, caneta, lápis, borracha, lápis de cor, giz de cera, cola, apontador, régua e tesoura.
“Nosso objetivo este ano é focar a entrega dos kits para alunos cujas famílias dependem do Bolsa Família e estão no CAD Único. Não queríamos que dentro de uma mesma escola alguns alunos recebessem e outros não para evitar gerar estigma nos estudantes. Então, nós escolhemos as escolas localizadas nas áreas de maior vulnerabilidade social, que são escolas em que todos os alunos vão receber. A partir do ano que vem, vamos trabalhar para promover uma extensão gradual do programa”, explicou o vice-governador, professor Mateus Simões (Novo).
O secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, explicou que, com exceção da mochila e do estojo, que serão distribuídos pelo governo do Estado, o restante do material será comprado diretamente pelas escolas. “Todas as escolas selecionadas para receber os kits já possuem verba em caixa para comprar os materiais, fomentando o comércio local. Até o dia 17 de fevereiro, todos os estudantes já estarão com material escolar em mãos e a mochila chegará até o dia 20 de março em todas as escolas”, afirmou
O prefeito Coronel Sandro (PL) parabenizou o governo do Estado pela iniciativa e por ter escolhido Valadares para iniciar a entrega dos kits, e aproveitou a oportunidade para explicar sobre a compra do material para rede municipal. “Geralmente, a licitação para compra do material escolar é feita no ano anterior para que aconteça a entrega no início do ano letivo. Como a gestão anterior não fez isso, estamos adotando todos os procedimentos para entregar o mais breve possível. Neste primeiro ano de gestão, nós vamos ter um atraso dessa entrega devido a questões burocráticas, mas, para os próximos anos, a gente já vai fazer de forma regular e entregar já nos primeiros dias de aula”, declarou.