Estão abertas as inscrições para o segundo curso de Desenvolvimento de Negócios Agroflorestais, realizado pelo Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT) de Governador Valadares (MG), com financiamento da Fundação Banco do Brasil. São oferecidas 35 vagas, dando prioridade para mulheres, estudantes e povos tradicionais.
O curso gratuito visa disseminar a tecnologia dos Sistemas Agroflorestais (SAF’s), que combinam a produção de alimentos com a restauração florestal, possibilitando a geração de renda, a segurança alimentar e a preservação do meio ambiente.
Serão seis módulos presenciais, com aulas em um fim de semana por mês, realizadas no Centro de Referência e Treinamento em Tecnologias Sociais (CETRECS), fazenda experimental localizada no distrito de Baguari. O transporte, a hospedagem e alimentação são todos fornecidos pelo CIAAT.
O coordenador do projeto, Guilherme Freitas, revela que são grandes as expectativas para a nova edição do curso, pois houve grandes aprendizados no ano passado, então a tendência é avançar o conhecimento, inclusive com uma nova fase contando com a implementação de unidades demonstrativas.
“Nossa região tem uma grande defasagem na produção de alimentos, 95% do que chega à Ceasa vem de outras regiões. Difundir a metodologia das SAF’s permite suprir uma demanda real e importante, oferecendo um novo modelo de economia sustentável para o Vale do Rio Doce. Além do curso, serão promovidas vivências e dias de campo para aqueles que desejam conhecer ou aprimorar técnicas aplicadas a sistemas agroflorestais e agricultura regenerativa”, explica o coordenador.
Para dar o pontapé inicial no curso, o CIAAT também promoverá um Dia de Campo em 29 de março, também no CETRECs. São 30 vagas gratuitas. As inscrições podem ser feitas por um formulário na Internet.
Vale ressaltar que a participação no Dia de Campo não necessariamente garante vaga no curso Formação de Negócios Agroflorestais. São ações independentes, mas o interessado pode se inscrever em ambas.
O prazo para se inscrever no Dia de Campo se encerra em 26 de março. Já o prazo para o curso completo vai até 30 de março. Os interessados devem fazer as inscrições online, por meio de formulários disponíveis no site do CIAAT.