Por Rádio Itatiaia
Poucas horas depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter sido submetido a uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta quinta-feira (12), a equipe médica liderada por Roberto Kalil Filho explicou detalhes do procedimento e garantiu que o presidente está lúcido e se recupera bem.
Depois de sofrer uma queda em casa, Lula desenvolveu um hematoma de cada lado do cérebro, segundo o médico Rogério Tuma. Um deles se desenvolveu e o outro foi absorvido, causando as dores de cabeça sentidas pelo presidente – que o levaram à segunda internação.
O novo procedimento feito em Lula foi de caráter preventivo, para evitar novos hematomas, garante a equipe. O presidente está lúcido, já está conversando e não apresentou sequelas. Por enquanto, visitas estão proibidas, assim como esforços físicos.
“O procedimento foi feito com sucesso, presidente está acordado na UTI, comendo, superestável. Não atrasou a programação dos próximos dias. Ele deverá ter alta no começo da semana”, afirmou Roberto Kalil Filho, o médico que acompanha o presidente.
Lula continuará em observação na Unidade de Terapia Intensiva nesta quinta-feira (12), mas deve ir para o quarto na sexta-feira (13). Ele deve ter alta hospitalar no início da próxima semana, quando poderá retomar as atividades em Brasília. Kalil garantiu, no entanto, que Lula deve ficar de repouso por algumas semanas e voltará “aos poucos” à rotina.
Conforme a equipe médica, os exames neurológicos de Lula tiveram resultados considerados normais.