A Estação de Tratamento de Água (ETA) Central será temporariamente paralisada neste domingo, dia 30, para a execução de serviços de interligação das novas redes, visando a ativação do reservatório Belvedere, além da manutenção de uma adutora de grande diâmetro na unidade.
De acordo com a Águas de Valadares, concessionária responsável pelo abastecimento, a previsão é que os serviços sejam concluídos a partir das 18 horas, quando o fornecimento de água será retomado gradativamente. No entanto, moradores de áreas mais altas e afastadas poderão enfrentar até 48 horas de espera até a completa normalização do abastecimento.
Os bairros que podem ser impactados incluem Santa Teresinha, Vila Bretas, Lourdes, São Geraldo, São Tarcísio, Esplanada, Esplanadinha, Alto Esplanada, Santa Efigênia, Nossa Senhora das Graças, parte do Grã-Duquesa e Santa Helena. Na região da linha SIR, os locais afetados incluem São Pedro, Belvedere, Bellevue, Jother Peres, Sítio das Flores, Vila Mariquita, Braúnas, Universatário, Santos Dumont I e II, Cardo, Interlagos, SIR, Sion, Alto SIR, Floresta e Olímpio de Freitas.
A concessionária orienta a população a economizar água durante o período de interrupção e reforça a importância do consumo consciente para minimizar os impactos da paralisação.