Nesta segunda-feira (31) , a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Especializada de Repressão ao Tráfico de Drogas da 1ª Delegacia Regional de Teófilo Otoni, deflagrou a Operação “Resgate Sombrio” na cidade de Nova Serrana (MG), resultando na prisão de dois integrantes do tráfico de drogas e no resgate de uma adolescente em situação de desaparecimento e vulnerabilidade.
A operação teve como alvo principal Ítalo S. F., conhecido como “Babidi”, integrante da facção criminosa Família Teófilo Otoni (FTO), aliada ao Comando Vermelho. O criminoso, que possuía mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, era investigado por envolvimento em tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e corrupção de menores.
As investigações apontaram que Ítalo mantinha uma união estável com uma adolescente de 16 anos, que havia sido afastada abruptamente de sua família e estava desaparecida. A jovem foi encontrada em um imóvel vinculado ao investigado, em condições de risco e diretamente envolvida nas atividades criminosas da facção. O resgate da adolescente foi um dos principais objetivos da operação.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão domiciliar, as equipes policiais localizaram e prenderam Ítalo S. F. e resgataram a adolescente, que foi imediatamente encaminhada ao Conselho Tutelar. Posteriormente, ela será entregue aos responsáveis legais em sua cidade de origem. Além disso, um terceiro traficante de drogas, Miramar S. S. J., também foi preso durante a operação. Ele possuía mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
A operação foi resultado de um trabalho conjunto de inteligência e diligências de campo, com o apoio das equipes da Polícia Civil em Nova Serrana.