Durante encontro realizado na manhã desta terça-feira (10), na Sala Clementina, no Vaticano, o Papa Leão XIV dirigiu-se aos 98 núncios apostólicos e cinco observadores permanentes reunidos por ocasião do Jubileu da Santa Sé. Em seu discurso, o Pontífice expressou gratidão pelo trabalho dos representantes pontifícios e destacou a importância do ministério que exercem em nome do sucessor de Pedro.
Inspirando-se no episódio bíblico em que Pedro cura um homem aleijado (At 3,1-10), o Papa sublinhou que o ministério de Pedro é o de olhar nos olhos, de estabelecer vínculos. “Sede sempre o olhar de Pedro! Sede homens capazes de construir relacionamentos onde é mais difícil”, exortou, reforçando que, embora não tenham soluções para tudo, os enviados do Papa levam o essencial: Cristo.
Leão XIV também lembrou que o amor é o único testemunho crível diante das dores e injustiças do mundo. Ele incentivou os núncios a continuarem sendo sinais da presença da Igreja junto aos últimos, aos pobres e aos que sofrem.
Por fim, o Papa os encorajou a manterem sempre um olhar bendizente, a cultivarem relações sinceras e construtivas com as autoridades locais e a sentirem-se unidos a Pedro.





