A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, nesta quarta-feira (19), o boletim vespertino sobre o estado de saúde do Papa Francisco. O Pontífice segue internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, após ser diagnosticado com pneumonia bilateral.
O boletim relata que as condições clínicas do Santo Padre são estáveis. Os exames de sangue, avaliados pela equipe médica, mostraram uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios. Após o café da manhã, o Papa leu alguns jornais e se dedicou a atividades de trabalho com seus colaboradores mais próximos. Antes do almoço, ele recebeu a Eucaristia. À tarde, o Papa recebeu a visita da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, com quem manteve uma conversa privada por cerca de 20 minutos.
Por meio de um comunicado divulgado pela equipe de comunicação, a primeira-ministra afirmou ter ficado muito feliz de encontrar o Papa atento e receptivo. “Nós brincamos como sempre. Ele não perdeu seu proverbial senso de humor”, assegurou Meloni.
O diagnóstico de pneumonia bilateral no Papa Francisco foi feito na terça-feira, 18 de fevereiro, após uma tomografia computadorizada. A infecção polimicrobiana, que surgiu no contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, tornou o tratamento terapêutico mais complexo. A equipe médica teve que prescrever antibioticoterapia com cortisona, além de uma terapia farmacológica adicional devido à pneumonia bilateral diagnosticada.
O quadro clínico do Papa Francisco continua sendo monitorado de perto, e o Vaticano ainda não forneceu uma previsão de alta. A equipe médica segue acompanhando a evolução do tratamento e a resposta do Pontífice.